Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fundação Pró-Sangue de São Paulo tem estoques em nível crítico

Desabastecimento pode comprometer o tratamento de pacientes internados ou que dependem de transfusões regulares

São Paulo|Da Agência Brasil

Caso não ocorra aumento de doações, há risco de desabastecimento
Caso não ocorra aumento de doações, há risco de desabastecimento Caso não ocorra aumento de doações, há risco de desabastecimento

A Fundação Pró-Sangue de São Paulo está com os estoques baixos. É considerada crítica a situação das reservas de sangue dos tipos O+, O-, A- e B-. O banco de sangue vem operando com dificuldades há alguns meses.

Segundo o órgão, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, caso não ocorra um aumento de doações há risco de desabastecimento, o que pode comprometer o tratamento de pacientes internados ou que dependem de transfusões regulares.

Além do período de férias, que historicamente diminui o número de doadores, o surto de influenza e o aumento de casos de Covid-19, com a chegada da variante Ômicron, reduziram a quantidade de candidatos.

Como doar

A Fundação Pró-Sangue conta com três pontos de coleta na capital paulista, além do atendimento em Guarulhos, Osasco e Barueri, na Grande São Paulo. O ideal é que seja feito o agendamento da doação pelo portal da instituição para garantir que o atendimento se realize no horário escolhido.

Publicidade

Para fazer uma doação, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado, com ao menos 6 horas de sono, e bem alimentado (evitar comida gordurosa); não ter consumido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. É necessário apresentar um documento original de identidade com foto que permita a identificação do candidato.

Em caso de resfriado, a recomendação é aguardar sete dias após o fim dos sintomas. Não podem doar mulheres grávidas, ou 90 dias após o parto normal e 180 dias depois de uma cesariana. Deve-se esperar 12 meses depois de fazer uma tatuagem ou maquiagem definitiva.

Doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatites e HIV, são impeditivas de doação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.