GCM de Mauá (SP) prende dois homens por tentativa de furto de cabos de UBS
Divulgação / GCM de MauáA GCM (Guarda Civil Municipal) de Mauá, na Grande São Paulo, prendeu em flagrante dois homens que tentavam furtar a fiação elétrica da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Mauá.
Por volta do meio-dia deste sábado (2), os agentes chegaram ao local após receberem uma denúncia anônima. Com os suspeitos foram encontradas ferramentas para a realização do crime.
Ambos têm passagens pela polícia por roubo, furto e tráfico de drogas e foram encaminhados ao 1º DP (Distrito Policial) da cidade.
Em menos de um mês, já são três prisões de criminosos que realizavam tais práticas. No último dia 15, a GCM prendeu um homem, foragido da Justiça, que confessou furtar a fiação de cobre em prédios públicos.
Fiscalização
As ações foram intensificadas após uma parceria entre as Polícias Civil e Militar e a GCM. No dia 13, representantes das forças policiais se reuniram na sede da Prefeitura de Mauá para discutir estratégias de combate ao crime.
No feriado prolongado de 7 de setembro foram furtadas fiações das UBS Jardim Mauá (a mesma que seria furtada hoje), Itapark e Feital. O crime atrapalhou a campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade.
Outra frente de atuação é a fiscalização em comércios de sucata e reciclagem instalados no município. O objetivo é identificar e coibir a venda de fios de cobre furtados de prédios públicos.
A ação foi desencadeada depois do aumento no número de furtos de cabos e sucessivos atos de vandalismo praticados por criminosos em unidades de saúde, equipamentos esportivos e culturais, escolas municipais e até passarelas, prejudicando a população.
Quem flagrar tais crimes pode acionar o 153 da GCM ou o 190 da PM.