São Paulo GCM de Mauá (SP) prende homens por tentativa de furto a UBS

GCM de Mauá (SP) prende homens por tentativa de furto a UBS

Denúncia anônima levou agentes a realizar as duas prisões. Objetivo era furtar fios de cobre da fiação elétrica para revenda

  • São Paulo | Letícia Dauer, da Agência Record

GCM de Mauá (SP) prende dois homens por tentativa de furto de cabos de UBS

GCM de Mauá (SP) prende dois homens por tentativa de furto de cabos de UBS

Divulgação / GCM de Mauá

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Mauá, na Grande São Paulo, prendeu em flagrante dois homens que tentavam furtar a fiação elétrica da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Mauá.

Por volta do meio-dia deste sábado (2), os agentes chegaram ao local após receberem uma denúncia anônima. Com os suspeitos foram encontradas ferramentas para a realização do crime.

Ambos têm passagens pela polícia por roubo, furto e tráfico de drogas e foram encaminhados ao 1º DP (Distrito Policial) da cidade.

Em menos de um mês, já são três prisões de criminosos que realizavam tais práticas. No último dia 15, a GCM prendeu um homem, foragido da Justiça, que confessou furtar a fiação de cobre em prédios públicos.

Fiscalização

As ações foram intensificadas após uma parceria entre as Polícias Civil e Militar e a GCM. No dia 13, representantes das forças policiais se reuniram na sede da Prefeitura de Mauá para discutir estratégias de combate ao crime.

No feriado prolongado de 7 de setembro foram furtadas fiações das UBS Jardim Mauá (a mesma que seria furtada hoje), Itapark e Feital. O crime atrapalhou a campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade.

Outra frente de atuação é a fiscalização em comércios de sucata e reciclagem instalados no município. O objetivo é identificar e coibir a venda de fios de cobre furtados de prédios públicos.

A ação foi desencadeada depois do aumento no número de furtos de cabos e sucessivos atos de vandalismo praticados por criminosos em unidades de saúde, equipamentos esportivos e culturais, escolas municipais e até passarelas, prejudicando a população.

Quem flagrar tais crimes pode acionar o 153 da GCM ou o 190 da PM.

Últimas