Logo R7.com
RecordPlus

Gianpaolo Smanio assume o Ministério Público de SP

Eleito na lista tríplice, procurador de Justiça comandará MPSP no biênio 2016/2018

São Paulo|Do R7

  • Google News
Alexandre de Moraes, Geraldo Alckmin e Ricardo Lewandowski prestigiaram posse de Gianpaolo
Alexandre de Moraes, Geraldo Alckmin e Ricardo Lewandowski prestigiaram posse de Gianpaolo

O Procurador de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio, tomou posse nesta sexta-feira (17) do Ministério Público do Estado de São Paulo para o biênio 2016/2018. Gianpaolo ficou em primeiro lugar na lista tríplice para eleição do procurador-geral de Justiça do Estado, realizada no dia 9 de abril. Ele recebeu 932 votos, o correspondente a 40,02% dos votos válidos.

Foi nomeado para o cargo pelo governador de SP, Geraldo Alckmin, em 14 de abril. A posse administrativa, perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, aconteceu no dia seguinte.


Natural de Campinas, o novo Procurador-Geral de Justiça integra o Ministério Público desde 1988. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Iguape, Cunha, Franco da Rocha, Jundiaí, Guarulhos, Poá e Capital. Na Capital, exerceu suas funções como titular do 1º Tribunal do Júri, do 5º Tribunal do Júri, da 5º Promotoria de Justiça Criminal, e da Promotoria de Justiça da Cidadania, atual Promotoria do Patrimônio Público.

Na 2ª Instância, exerceu cargo de Procurador de Justiça na Procuradoria Criminal e Procurador de Justiça na Procuradoria de Habeas Corpus e Mandado de Segurança.


Foi assessor de quatro Procuradores-Gerais de Justiça, integrou a diretoria da Associação Paulista do Ministério Público e, esteve presente na Comissão da Associação Nacional do MP (CONAMP) para estudos da Reforma Penal e Processual Penal.

Foi membro eleito do Conselho Superior do MP, do qual foi Secretário, e do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, dentre outros cargos.


Ministro Ricardo Lewandowski (à esq.); presidente da Record, Luiz Cláudio Costa, e o diretor nacional institucional Zacarias Pagnanelli
Ministro Ricardo Lewandowski (à esq.); presidente da Record, Luiz Cláudio Costa, e o diretor nacional institucional Zacarias Pagnanelli

Gianpaolo Poggio Smanio é ainda professor universitário e tem 21 livros publicados, seja como autor, coautor ou organizador. Em sua maior parte, as obras versam sobre Direito Penal.

A solenidade aconteceu no auditório Rui Barbosa da Universidade Mackenzie, na capital, com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, entre eles, o governador Geraldo Alckmin, ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF, Alexandre de Moraes, ministro da Justiça e Cidadania, Torquato Jardim, ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, José Serra, ministro das Relações Exteriores, Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, ministro do STJ, desembargador Ademir Benedito, vice-presidente do TJSP, desembargador Mário Devienne Ferraz, presidente do TRE-SP, Silvio Hiroshi Oyama, presidente do TJMSP, Mauro Machado Nogueira, procurador-geral de justiça do Estado de Goias, Paulo Afonso Garrido de Paula,corregedor-geral do MPSP, entre outros. 


O presidente da Rede Record, Luiz Cláudio Costa, e o diretor nacional institucional Zacarias Pagnanelli também estiveram presentes representando o grupo.

Assine já o R7 Play e veja a programação da Record online

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.