São Paulo Governo de SP analisa oferecer passe livre no transporte público no segundo turno das eleições

Governo de SP analisa oferecer passe livre no transporte público no segundo turno das eleições

Prefeitura paulistana confirmou, nesta segunda-feira, a gratuidade dos ônibus municipais durante o domingo (30)

  • São Paulo | Do R7

Defensoria lembrou taxa de abstenção de 21,62% registrada no primeiro turno em SP

Defensoria lembrou taxa de abstenção de 21,62% registrada no primeiro turno em SP

Reprodução/Record TV

O Governo do estado de São Paulo avalia a possibilidade de oferecer gratuidade no transporte público — Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanas) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) no domingo (30), dia do segundo turno das eleições.

A informação foi confirmada ao R7 nesta terça-feira (25), um dia depois de a prefeitura informar que liberou o passe livre nos ônibus municipais para a data da eleição.

A decisão se deu após uma reunião entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB), secretários municipais e representantes de movimentos que pediam a liberação para facilitar o deslocamento dos eleitores.

Uma das entidades que tem se movimentado nesse sentido é a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que ajuizou uma ação civil pública para que o governo estadual libere a gratuidade nas linhas do transporte público, e que o serviço seja mantido em níveis normais no domingo.

O órgão apontou, entre seus argumentos, a taxa de abstenção de 21,62% registrada no primeiro turno em São Paulo e o empobrecimento da população nos últimos anos.

“Não garantir a isenção tarifária do transporte público em dia de eleição é fazer distinção inconstitucional entre os mais ricos e os mais pobres, visto que estes sofrerão um impacto proporcionalmente muito mais elevado em suas rendas para poder exercer a sua cidadania, se realmente tiverem condições de arcar com o deslocamento”, escreveu a Defensoria, em nota.

Últimas