Medida foi anunciada na tarde desta quarta-feira (17)
Divulgação/Agencia BrasíliaO Governo do Estado do São Paulo anunciou nesta quarta-feira (17) a ampliação do público para a vacinação com a terceira dose contra a Covid-19 com a inclusão de adultos acima dos 18 anos a partir desta quinta-feira (18), bem como a redução do intervalo entre as doses de seis para cinco meses.
Estão elegíveis 710 mil pessoas que estão nessa faixa etária e já concluíram o esquema vacinal há pelo menos cinco meses.
A medida foi informada pelo governador João Doria (PSDB), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Acerca da quantidade de imunizantes disponíveis em São Paulo, Regiane de Paula, coordenadora-geral do PEI (Programa Estadual de Imunização), assegurou que o Estado não sofrerá com escassez de vacinas. “Temos vacinas, sim, e o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar as vacinas para que a gente possa fazer a aplicação em toda a população acima dos 18 anos”, afirmou Regiane.
Nesta terça (16), o Ministério da Saúde havia comunicado que estenderia a aplicação a todos os adultos no país. “Com isso, vamos ter uma cobertura vacinal maior da nossa população e evitar o que está acontecendo em alguns países na Europa”, afirmou o ministro Marcelo Queiroga.
Mais cedo, a Prefeitura de São Paulo informou que vai iniciar a aplicação da terceira dose do imunizante contra o novo coronavírus em maiores de 18 anos nesta quinta-feira (18). Estão aptas todas as pessoas que receberam a segunda dose dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer até o dia 27 de abril. Serão ministradas nessa nova etapa vacinas da Pfizer.
O governo também informou que, com o avanço da vacinação, as estatísticas da Covid-19 continuam caindo no Estado. Em 56% dos hospitais estaduais de São Paulo, já não há mais pacientes do novo coronavírus.
Segundo a gestão, houve uma redução superior a 90% no número de internações e óbitos em 37 unidades hospitalares.
Em todo o Estado, 91,6% da população adulta já concluiu seu esquema vacinal. Em relação à população total, são 72,8% dos paulistas que já receberam a segunda dose ou dose única contra a Covid-19.
De acordo com o Vacinômetro, 75.158.466 doses foram aplicadas em todo o estado de São Paulo, sendo 37.831.316 de primeira dose, 32.548.345 de segunda dose e 1.172.983 de dose única. Até o momento, 3.605.822 doses adicionais foram aplicadas.