Governo de SP quer vacinar crianças contra Covid nas escolas
Gestão Doria manifestou apoio irrestrito a vacinação na faixa etária, mas afirmou que comprovação não será compulsória
São Paulo|Do R7*, com informações da Agência Record
O governo de São Paulo afirmou nesta terça-feira (4) que pretende vacinar contra Covid-19 as crianças de 5 a 11 anos dentro das escolas públicas do estado e que aguarda a distribuição das doses pelo governo Bolsonaro para iniciar a campanha nessa faixa etária.
Em nota, a gestão Doria também reforçou o "apoio irrestrito" à vacinação de todos os estudantes elegíveis, mas pontuou que a comprovação da imunização não será compulsória nas escolas. O estado já tinha promovido a opção de pais vacinarem os adolescentes contra a Covid nas unidades públicas de ensino.
O Ministério da Saúde pretende começar a distribuir as doses às crianças na segunda quinzena de janeiro — quase um mês depois da aprovação da vacina da Pfizer nesta faixa etária. Nesse período, houve resistência por parte do governo federal, com questionamentos do presidente Jair Bolsonaro sobre a segurança do imunizante e pedidos de cautela do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O governo também organizou uma consulta pública para discutir o tema e afirmou que vai exigir prescrição médica para a imunização do grupo— medida criticada por especialistas por dificultar a campanha.