Grafiteiro que lavou muro pintado por Doria chama medida de "censura"
Artista Mundano teve uma de suas obras coberta por tinta branca na zona oeste
São Paulo|Do R7

Depois de lavar um muro no Largo da Batata, zona oeste da capital, na madrugada da última sexta-feira (20), o grafiteiro Mundano se posicionou em relação a sua obra que foi coberta por tinta branca em uma das ações do programa Cidade Linda, da Prefeitura de São Paulo. Sem querer dar entrevistas no momento, o artista falou sobre sua atitude por meio de nota.
Ele disse que acredita que o caminho para São Paulo ser uma cidade linda não seja baseado em um discurso de negação à liberdade de expressão, incitação ao ódio entre seus próprios cidadãos e com referências estéticas e conceituais de uma cidade tão dispare como Miami.
Esta foi a terceira vez que a prefeitura tentou encobrir a frase que ele havia escrito: “Não dê vexame, São Paulo não é Miami”. O episódio ocorreu na semana em que o prefeito João Doria (PSDB) deu início à limpeza de pichações e grafite. Mundano afirmou acreditar que a missão da arte não é decorativa e sim reflexiva. Ele disse que busca transformar a cidade.
— Me engajei em tornar minha cidade mais linda, usando apenas um escovão e um pouco de água. Pacificamente limpei sua maquiagem para tentar devolver um pouco de sua cor e sua voz, pois a "lindeza" dessa cidade tão singular está em sua diversidade. A censura é o maior dos elogios e o nosso maior desafio. Por isso, podem apagar incansavelmente nossa arte, mas nunca apagarão a nossa história e os nossos sonhos.
Mundano é ativista do grafite e da reciclagem. O artista ficou conhecido com seu trabalho Pimp my Carroça, em que reforma a pintura de carroças utilizadas por catadores na reciclagem de resíduos sólidos.
De acordo com o site da Prefeitura, o objetivo do programa de zeladoria urbana é revitalizar áreas degradadas da cidade. O Cidade Linda, ainda de acordo com a gestão, contempla serviços de manutenção de logradouros, conservação de galerias e pavimentos, retirada de faixas e cartazes, limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros, poda de árvores, manutenção de iluminação pública, reparo de sinalização de trânsito, limpeza de pichações, troca de lixeiras e reparo de calçadas.














