Gratuidade nos ônibus para pessoas entre 60 e 64 anos será liberada no Bilhete Único em SP
Beneficiário poderá, a partir de fevereiro, recarregar a gratuidade no Bilhete Único e não precisará apresentar documento ao motorista
São Paulo|Do R7
Usuários de ônibus de São Paulo que têm entre 60 e 64 anos poderão recarregar a gratuidade todo início de mês no mesmo cartão do Bilhete Único que utilizavam anteriormente. A adoção desse mecanismo de recarga foi anunciada nesta sexta-feira (20) pela Prefeitura de São Paulo.
Para ter acesso à novidade, o passageiro deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga dos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.
A gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida pelo Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022. Desde então, o passageiro nessa faixa etária pode apresentar um documento oficial com foto ao motorista no momento de desembarque.
Com o uso do Bilhete Único, em fevereiro, o passageiro poderá entrar no coletivo de forma mais direta, seguir até a catraca e acessar a parte traseira do ônibus, onde há mais oferta de assentos. Passageiros que preferem desembarcar pela frente devem continuar apresentando seu documento ao motorista, como prevê o Estatuto do Idoso.
A gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos, assim como o Bilhete Único Comum, é de uso pessoal e intransferível, e a fiscalização é feita por meio das câmeras instaladas no interior dos ônibus. A utilização do bilhete dessas pessoas por terceiros levará à suspensão do benefício.