Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gratuidade nos ônibus para pessoas entre 60 e 64 anos será liberada no Bilhete Único em SP

Beneficiário poderá, a partir de fevereiro, recarregar a gratuidade no Bilhete Único e não precisará apresentar documento ao motorista

São Paulo|Do R7

Idosas entram em ônibus na avenida Paulista
Idosas entram em ônibus na avenida Paulista Idosas entram em ônibus na avenida Paulista

Usuários de ônibus de São Paulo que têm entre 60 e 64 anos poderão recarregar a gratuidade todo início de mês no mesmo cartão do Bilhete Único que utilizavam anteriormente. A adoção desse mecanismo de recarga foi anunciada nesta sexta-feira (20) pela Prefeitura de São Paulo. 

Para ter acesso à novidade, o passageiro deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga dos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.

A gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida pelo Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022. Desde então, o passageiro nessa faixa etária pode apresentar um documento oficial com foto ao motorista no momento de desembarque.

Com o uso do Bilhete Único, em fevereiro, o passageiro poderá entrar no coletivo de forma mais direta, seguir até a catraca e acessar a parte traseira do ônibus, onde há mais oferta de assentos. Passageiros que preferem desembarcar pela frente devem continuar apresentando seu documento ao motorista, como prevê o Estatuto do Idoso.

A gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos, assim como o Bilhete Único Comum, é de uso pessoal e intransferível, e a fiscalização é feita por meio das câmeras instaladas no interior dos ônibus. A utilização do bilhete dessas pessoas por terceiros levará à suspensão do benefício.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.