Grife lança camiseta com logo da Febem e causa revolta na internet
Após reclamações de clientes no Facebook, a AMP retirou a peça das lojas. A roupa foi vendida durante apenas um dia
São Paulo|Ugo Sartori, do R7*

Uma camiseta da marca Lost & Found, vendida pela AMP (A Mulher do Padre), vem causando polêmica nas redes sociais. A peça, que custa R$ 96, tem o logotipo da antiga Febem-SP (atual Fundação Casa) e é como se fosse um uniforme usado na instituição. A brincadeira não caiu bem.
O produto teve uma repercussão negativa nas redes sociais, com muitas pessoas reclamando e se dizendo indignadas com a roupa, que teve de ser tirada de venda.
Marcel Nunes, gerente de um coworking, fez uma postagem em seu perfil no Facebook dizendo estar assustado com a estampa. Pensou, inicialmente, em reclamar com o vendedor, mas não acreditou que isso ajudaria. Então recorreu às redes para mostrar a indignação e ver se a marca tomava algum posicionamento.
"Eu me assustei pela audácia de ter feito uma camiseta daquelas. Fiquei meio assustado, pois deu aquela ideia de mercantilizar o sofrimento alheio." A indignação foi tanta que comparou o caso ao Holocausto: "seria praticamente fazer um uniforme de Auschwitz e botar para vender como peça descolada para hipster."
Nunes ficou surpreso com a rápida repercussão da postagem, que já tem mais de 300 compartilhamentos. "Agora, depois do post, parece que funcionou, a marca disse que vai tirar de circulação a camiseta. Não esperava, mas fico feliz pelo retorno".

Em conversa com o R7, a assessoria de imprensa da AMP disse que retirou o produto imediatamente das lojas. "É uma marca que vendemos chamada Lost & Found, de camisetas perdidas no tempo. Uniformes de parque de diversões, companhias aéreas, concertos históricos, o melhor e o pior dos últimos tempos". Quanto à opção de vender um "uniforme da Febem-SP" a loja afirmou: "casos de tortura e morte na Febem são acontecimentos que não tínhamos conta, senão não incluiríamos de forma alguma."
A antiga Febem é conhecida pelas fugas, maus tratos aos adolescentes presos, rebeliões, tortura e superlotação. Muito parecida com as prisões do país, com a diferença de que abrigava menores de idade.
A AMP disse que nenhuma peça foi vendida e que a camiseta ficou em exposição por apenas um dia, de sexta-feira (26) até sábado (27). Segundo a assessoria de imprensa, logo depois da postagem nas redes sociais, as camisetas foram retiradas. Uma rápida busca no site da empresa pode comprovar que a peça realmente não está mais à venda.
Na tarde de domingo (28), a grife se pronunciou por meio de sua página no Facebook:
"A AMP vem se desculpar pela inclusão de uma camiseta com logo da extinta Febem na sua linha Lost & Found. A Lost & Found é uma marca de camisetas de uniformes de companhias aéreas, instituições, concertos musicais e muitas outras que remetem a um passado distante . Consideramos que foi um erro grave a colocação de uma marca como a da Febem nessa linha e retiramos as camisetas imediatamente das lojas."
*Com supervisão de Odair Braz Jr.















