Gripe: rede da cidade de SP atende a casos sem exigir agendamento
Com aumento das infecções, UBSs terão facilidades no atendimento, que será exclusivo aos casos de gripe na sexta-feira
São Paulo|Do R7
Em meio à explosão de casos de síndrome gripal, as 469 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade de São Paulo atenderão os gripados sem exigir agendamento a partir desta quinta-feira (23). No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, nas unidades o atendimento será exclusivo para essas ocorrências, das 7h às 19h.
O aumento brusco de casos de doenças respiratórias e consequentes internações também já levou a prefeitura a criar um mutirão de testagem para identificar os vírus, contratar mais 280 médicos e enfermeiros e concentrar os pacientes internados no Hospital Municipal de Brasilândia.
As estatísticas dos atendimentos em unidades de saúde municipais dão dimensão do aumento, que é observado nos prontos-socorros e hospitais lotados e provoca demora de horas para a consulta médica.
Em novembro deste ano, foram 111.949 atendimentos a pessoas com sintomas gripais – desses, 56.220 com suspeita de Covid-19. Até o dia 20 de dezembro, houve 170.259 atendimentos a pessoas com quadro respiratório, das quais 79.482 com suspeita de Covid-19.
Já as internações de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 cresceram 48,7% nos últimos sete dias na cidade de São Paulo.
Enquanto a prefeitura tenta identificar a origem do surto, especialistas indicam a variante Ômicron do novo coronavírus e o início de uma epidemia na capital da Influenza A (H3N2, linhagem Darwin), que escapa das vacinas atuais contra a gripe, como os prováveis culpados.