São Paulo Grupo de 10 orcas é avistado nadando em Ilhabela (SP)

Grupo de 10 orcas é avistado nadando em Ilhabela (SP)

Uma equipe do Instituto Argonauta registrou os animais durante o monitoramento de praias da Bacia de Santos na última quinta-feira (12)

  • São Paulo | Do R7

Orcas foram registradas em Ilha Bela, litoral de São Paulo

Orcas foram registradas em Ilha Bela, litoral de São Paulo

Manuel da Cruz Albaladejo/Divulgação Instituto Agornauta

Um grupo de dez orcas foi avistado na região conhecida como Ponta do Boi em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Uma equipe do Instituto Argonauta, registrou os animais durante o monitoramento de praias da Bacia de Santos na última quinta-feira (12).

De acordo com o biólogo Manuel da Cruz Albaladejo, as orcas estavam espalhadas. “Primeiro avistamos dois machos. Eles permaneceram juntos o tempo todo. Depois vimos um grupo com três, onde um era filhote e aparentemente estava com duas fêmeas. O outro grupo tinha quatro ou cinco orcas, e uma delas era macho. No fim, voltamos a observar os dois machos quando uma fêmea grande veio e deu uma “chamada” nos dois”, detalhou Manuel, que estava no monitoramento embarcado.

Leia também: Temperatura pode passar dos 31ºC neste final de semana em SP

As orcas não são baleias, e na verdade pertencem à família dos golfinhos e não são assassinas, sendo, na verdade, exímias caçadoras. “Elas se alimentam de peixes, tartarugas, focas, tubarões e até animais maiores, como as baleias, quando caçam em grupo”, detalhou a bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do Trecho 10 do PMP-BS.

A primeira vez que foram avistadas na região foi na década de 90. "Na época, avistamos um casal na região da Ponta Grossa em Ubatuba, e de lá pra cá notamos que felizmente vem aumentando a presença desses animais, que eu considero magníficos, aqui na região. É uma oportunidade muito especial quem pode avistar e se aproximar, numa distância permitida por lei, de um animal dessa espécie”, destaca o oceanólogo Hugo Gallo Neto.

Últimas