Guarulhos (SP) aplica mais de 3 milhões de doses contra a Covid-19
Política de combate à pandemia adotada pela gestão municipal e a retomada econômica foram destaque em evento no México
São Paulo|Do R7
Com mais de 3 milhões de doses contra a Covid-19 aplicadas, a cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, apresentou, na quinta-feira (9), no Smart City Expo Latam Congress, em Mérida, no México, projetos de enfrentamento à pandemia e o planejamento para retomada econômica.
O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), foi um dos três representantes da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) do Brasil. O evento teve a presença de autoridades do país-sede e representantes de outros municípios brasileiros em mesas de debates.
De acordo com dados da prefeitura, 90,7% dos moradores com mais que 12 anos estão com o esquema vacinal completo e pouco mais de 69% tomaram as doses de reforço. Já 45,2% das crianças do município tomaram as duas doses, outros 69,5% só estão com a primeira dose em dia.
Leia também
O desempenho de Guti à frente da prefeitura durante a crise sanitária rendeu uma indicação ao prêmio World Mayor 2021, para governantes de destaque ao redor do mundo.
A prefeitura ressaltou a criação do Centro de Combate ao Coronavírus (3C-GRU), primeiro hospital de campanha no país com atendimento drive-thru e para pedestres.
“A equipe salvou quase 700 vidas de um total de mais de 800 pacientes de alta complexidade que ficaram internados no local, o que representa uma taxa de recuperação de 87,5%. Realizou mais de 40 mil atendimentos e 90 mil exames”, afirmou o prefeito.
Agora a cidade está voltada ao planejamento e investimentos públicos para retomada econômica. Guti detalhou o programa de macrodrenagem do rio Baquirivu-Guaçu, o novo Hospital da Criança e do Adolescente, a criação de corredores de ônibus e escolas, obras de tratamento de esgoto, além de medidas para geração de empregos.
Outras ações
O aeroporto mais movimentado da América do Sul, localizado no município, precisou adotar estratégias de prevenção à proliferação do vírus e de detecção de contaminados. Para isso, foram feitos mutirões destinados aos que tiveram contato com pacientes infectados pelo coronavírus.
Foram coletados mais de 110 mil exames RT-PCR e mais de 107 mil testes rápidos. “Mesmo após os números de contaminados diminuírem, estruturamos quatro unidades de combate à Covid-19 e gripe a fim de garantir mais segurança aos moradores”, disse Guti.
Para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade em Guarulhos, houve a distribuição de mais de 406 mil máscaras de proteção e 300 mil refeições entregues em bairros carentes, e a doação de mais de um milhão de cestas básicas às famílias das crianças matriculadas na rede municipal de ensino.