Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Homem é condenado por xingar idoso de 'ancião moribundo'

Vítima de 79 anos era prefeito de Bragança Paulista (SP) na época. Pena foi fixada em pouco mais de 1 ano de detenção no semiaberto

São Paulo|Isabelle Amaral*, do R7

Jesus Adib AbiChedid relatou que leu todas as ofensas escritas pelo condenado
Jesus Adib AbiChedid relatou que leu todas as ofensas escritas pelo condenado

Um homem foi condenado pela Justiça por ofender o então prefeito de Bragança Paulista (SP) em 2018, que na época tinha 79 anos. O condenado, que escrevia para um site, comentou em um de seus textos que Jesus Adib AbiChedid era um "verme", “ancião moribundo” e “pré-morto”, entre outras ofensas.

A pena por veiculação de informações desrespeitosas ao idoso foi fixada em um ano, quatro meses e dez dias de detenção em regime semiaberto. A decisão, tomada em 6 de julho, é do desembargador Ricardo Sale Júnior, da 15ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Leia também

Além das ofensas, o condenado publicou, ainda, diversas informações consideradas injuriosas sobre o estado de saúde do prefeito.

O prefeito, que por sua idade é protegido pelo Estatuto do Idoso, relatou durante o julgamento que leu todas as publicações feitas pelo condenado e que as palavras afetaram não apenas ele, mas toda a sua família. Disse, ainda, que o homem era seu amigo e frequentava seu escritório.


No documento do processo foi destacado que, neste caso, o exercício da liberdade de expressão não entra em vigor porque "houve veiculação de insultos contra a honra de terceiros", usando expressões moralmente ofensivas.

*Sob supervisão de Clarice Sá

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.