Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Homicídios, roubos e furtos têm alta em São Paulo no mês de março

Estatísticas apontam ligeiro aumento em diversas modalidades de crimes. Furtos de veículos avançaram 7%

São Paulo|Do R7

Policiais atendem ocorrência em que advogado foi morto, em Campinas
Policiais atendem ocorrência em que advogado foi morto, em Campinas

Os números de homicídios, furtos e roubos cresceram em março no estado de São Paulo em comparação com o mesmo mês de 2022, segundo estatísticas da criminalidade divulgadas pela SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Os aumentos foram relativamente pequenos, inferiores a 5% em alguns casos. O destaque vai para o furto de veículos, que cresceu 6,65%, saindo de 8.296 para 8.848 casos.


O furto, diferentemente do roubo, ocorre sem uso de violência ou ameaça. Os roubos de veículos, por sua vez, também tiveram alta, que foi de aproximadamente 3%. Foram 3.482 roubos de veículos em março do ano passado e 3.592 em março deste ano.

Além dos veículos, também tiveram alta os furtos em geral (2,2%) e os roubos (1,5%).


Não só os crimes contra o patrimônio tiveram alta no estado. Também houve crescimento dos homicídios dolosos (com intenção de matar). Em março desde ano, 246 pessoas perderam a vida dessa forma, enquanto no mesmo mês do ano passado, 241 foram assassinadas.

Secretaria

Questionado sobre o aumento dessas estatísticas, o governo de São Paulo apontou para a queda de estatísticas da criminalidade considerando o primeiro trimestre do ano e a séria histórica.


A Secretaria da Segurança Pública aponta, por exemplo, a queda nos homicídios dolosos na capital ao longo dos anos. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, foram 119 casos nos três primeiros meses deste ano, onze vezes menor que o dado registrado em 2001, quando a cidade atingiu 1.375 casos. Trata-se do menor índice dos últimos 23 anos.

Outro índice apontado é a queda nos latrocínios (o roubo seguido de morte) também no primeiro trimestre do ano. “No Estado foram 36 ocorrências, um número 16,3% menor do que no ano passado, que teve 43 casos. Na cidade de São Paulo houve sete ocorrências no primeiro trimestre, contra 17 no mesmo período do ano passado, uma queda de 41%”, informou o governo.

Segundo a secretaria, “os esforços das forças de segurança são contínuos e buscam desenvolver e promover políticas públicas para a redução dos índices criminais”.

Veja quais são os 7 SUVs mais roubados em São Paulo neste ano

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.