Horário reduzido e proibição durante a semana: veja o que pode mudar no uso do Minhocão por pedestres
Proposta está em caráter técnico, mas MP aprovou regras apresentadas pela prefeitura
São Paulo|Ana Ignacio, do R7

Mais de um ano e meio após ampliação do uso do elevado João Goulart, o Minhocão, para pedestres, novas regras de utilização devem restringir o uso do espaço. Em julho de 2015, além da liberação aos domingos, os paulistanos passaram a poder frequentar o elevado também aos sábados.
No entanto, após recomendação do MP (Ministério Público) de São Paulo, as regras podem mudar mais uma vez. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de São Paulo apresentou ao MP uma proposta de normas para a área ser usada por pedestres, atendendo a um pedido da Promotoria para regulamentar e deixar o espaço mais seguro. As regras foram sugeridas e aprovadas pelo MP. Segundo Cesar Martins, promotor do caso, o próximo passo é discutir em quanto tempo as normas serão colocas em prática e de que forma.
Veja a seguir algumas das possíveis novas regras para uso do Minhocão por pedestres:
> Uma das faixas deve ficar desobstruída para circulação de ambulâncias e carros de polícia
> Limitação de locais de acesso. Entradas seriam permitidas pelo largo Padre Péricles e avenida Angélica, próximo à estação Marechal Deodoro do metrô
> Horários liberados: Aos sábados das 15h30 às 19h; aos domingos das 10h às 16h; nos dias de semana o acesso de pedestres após o fechamento para carros é proibido
> Proibida a presença de ambulantes no Minhocão
> Instalação de alambrados para reforço dos parapeitos
O promotor explica que os parâmetros para criação das regras foram criados em cima do uso real do espaço. Um inquérito sobre o uso do Minhocão foi instaurado em abril de 2016.
— Os horários foram considerados dentro da efetiva utilização. O que realmente acontece. A preocupação da Promotoria era com a situação real. Temos desde a mudança do plano diretor as propostas tanto do desmantelamento do Minhocão quanto a criação de um parque, mas estão em suspenso porque ainda não teve uma manifestação do prefeito sobre o uso. Isso vai durar até que se chegue a uma definição do que se fazer como Minhocão.
Além disso, Martins destaca que é importante criar essas regras porque o Minhocão se tornou um espaço com presença de pessoas e ausência do poder público.
— Não dá para admitir que pessoas usem um local perigoso, totalmente sem controle e sem amparo do poder público. Se a população está presente, tem que ter presença do poder público. O enfoque da ação é na questão do abuso e na concentração de pessoas.
Em nota, a Prefeitura Regional Sé afirmou que "a proposta referente ao acesso de pedestres ao Minhocão ainda está em caráter técnico. A regional ressalta que qualquer alteração no setor será feita em respeito às indicações do Ministério Público de São Paulo e em total diálogo com a população".













