Iate clube oferece recompensa a quem caçar tubarão em SP, diz ONG
Em e-mail, Tamoios Iate Clube diz que pagará R$ 20 por centímetro de comprimento do animal após ataques na região de Ubatuba
São Paulo|Isabelle Amaral,* do R7
O Tamoios Iate Clube estaria oferecendo uma recompensa a quem caçar e capturar tubarões na região de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, de acordo com a ONG (Organização Não Governamental) Ampara Silvestre. Em suas redes sociais, a ONG diz que está denunciando o clube porque "esse incentivo é uma prática totalmente desnecessária e que pode trazer efeitos muito piores para o equilíbrio dos mares paulistas".
Leia também
Ainda de acordo com a publicação, a ação do Tamoios Iate Clube acontece depois de dois incidentes com tubarões na região. O primeiro caso é o de uma criança, na praia de Ilha Comprida. O menino teve um leve ferimento na coxa e levou quatro pontos.
Já a segunda vítima é uma idosa de 79 anos. Ela foi mordida quando se banhava na praia Central no último dia 15 e um estudo realizado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) confirmou a mordida de tubarão.
Desde a última semana, um e-mail em nome do clube vem circulando nas redes sociais. Nele, diretores afirmam que estão preocupados com possíveis danos ao turismo no município devido às notícias desses casos e por isso oferecem um prêmio pela "captura ou eliminação do organismo causador desses ataques". No texto, eles ainda explicam que o prêmio consistirá no valor mínimo de "R$ 20 por centímentro de comprimento do animal".
Para a ONG, os tubarões já estão entre as espécies mais ameaçadas do planeta "e não precisam de estímulo para ser predados e odiados pelo homem".
O R7 entrou em contato com o Tamoios Iate Clube e espera uma posição sobre o caso.
*Estagiária sob supervisão de Ingrid Alfaya