Idoso cai em golpe, entrega seus cartões e tem prejuízo de R$ 16 mil
Suspeito informou por telefone que se não colaborasse, o idoso teria seu CPF prejudicado, podendo gerar processo contra ele
São Paulo|Letícia Assis, da Agência Record
Um homem de 71 anos sofreu um golpe de cartões de crédito na última terça-feira (19), em São Paulo (SP), e perdeu aproximadamente R$ 16 mil, denunciou o filho da vítima à reportagem. Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que o idoso entrega seus cartões ao suposto criminoso.
De acordo com Carlos, o filho da vítima, o homem recebeu uma ligação da quadrilha especializada nesse tipo de golpe que informou ao aposentado que se tratava de um funcionário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Leia também
Durante o contato, o suspeito, que se passava por um representante da Febraban, disse ao idoso que havia um problema com os seus cartões e que era necessário que a vítima entregasse todos os cartões a um motoboy que posteriormente passaria em sua casa.
Para convencer o aposentado a entregar os cartões, o suspeito informou ao homem que caso não colaborasse, o CPF do aposentado seria prejudicado, podendo até gerar um processo contra ele. Acreditando nas informações, a vítima combinou um horário com a suposta empresa para entregar os cartões.
Imagens da câmera do condomínio onde a vítima mora registraram o momento no qual um motoboy vai até a residência aplicar o golpe. Na terça-feira (19), por volta das 16h40, é possível ver um homem aguardando em frente à casa do idoso. Após alguns minutos, a vítima aparece no portão e entrega um envelope para o homem, que em seguida vai embora.
Para não ser reconhecido, o suspeito estacionou a moto a alguns metros do condomínio, e, a partir das imagens, não foi possível reconhecer a placa do veículo.
Segundo Carlos, o pai entregou todos os cartões ao suposto motoboy. Entre os cartões entregues estão os de três bancos, de uma empresa seguradora e de dois supermercados.
Após a entrega, a mãe de Carlos e esposa do aposentado entrou em contato com o filho para contar a situação. Ao perceberem que se tratava de um golpe, Carlos pediu para que o pai entrasse em contato com todos os bancos e operadoras para bloquear os cartões.
Mesmo com o bloqueio, segundo Carlos, em dois dias o prejuízo tomado pelo pai chegou a cerca de 16 mil reais.
O caso foi registrado no 34° Distrito Policial, que prossegue com as investigações para identificar os envolvidos. Ainda nesta sexta-feira (22), a família voltará à delegacia para entregar as gravações das câmeras de segurança no condomínio que possam ajudar no caso.