Intervalo para a segunda dose em adolescentes cai para 21 dias em SP
Mudança anunciada pela Prefeitura de São Paulo se dá em razão da chegada de 1,2 milhão de doses da vacina da Pfizer contra a Covid
São Paulo|Do R7
O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes cai de oito semanas para 21 dias a partir desta sexta-feira (12) na cidade de São Paulo, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. A mudança se dá após a capital paulista receber remessa de 1,2 milhão de doses do imunizante para o público com idade entre 12 e 17 anos. A redução já havia ocorrido para pessoas com mais de 18 anos em outubro.
O objetivo da pasta é atingir a imunização completa dos adolescentes até 5 de dezembro. O público vem sendo imunizado com a vacina da Pfizer, a única autorizada para essa faixa etária.
Já a vacinação dos demais públicos continua com as mesmas regras. Os idosos com mais de 60 anos e os funcionários públicos que trabalham na GCM (Guarda Civil Metropolitana), sepultadores e fiscais das subprefeituras seguem recebendo a terceira dose da vacina contra a Covid-19 na cidade de São Paulo nesta sexta-feira (12).
Profissionais da saúde maiores de idade e imunossuprimidos, que são pacientes que têm HIV ou pessoas que passaram por algum transplante, também podem procurar as unidades de saúde para receber o reforço.
Leia também
Para os idosos, trabalhadores da saúde e funcionários públicos receberem a dose adicional, é necessário que tenham completado o esquema vacinal (com a segunda dose ou a dose única) há pelo menos seis meses. Já para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias entre a segunda e a terceira dose.
Postos de vacinação
A primeira dose, a segunda e a adicional são oferecidas das 8h às 17h nos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras e das 7h às 19h em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs/UBSs Integradas.
Filômetro e pré-cadastro
O site De Olho na Fila ajuda a evitar aglomerações ao exibir a movimentação de pessoas nas unidades. A ferramenta também informa quais vacinas estão disponíveis para a aplicação da segunda dose.
Além disso, fazer o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento no posto de vacinação.