Isolamento social volta a cair para 49% em São Paulo, diz governo
Médico infectologista David Uip afirma que o número acende o "farol amarelo" para o combate à pandemia. Taxa considerada ideal é de 70%
São Paulo|Do R7

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou nesta sexta-feira (17), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que o isolamento social voltou a cair no estado. O índice, medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente, foi de 49% na quinta-feira (16). A queda ocorre um dia antes de o governo prorrogar o período de quarentena em todo o estado até o dia 10 de maio.
Doria afirmou que os casos estão em expansão em todo o estado. "A prorrogação é para evitar o colapso no sistema de saúde estadual. Para reabrir o comércio temos que estar com os hospitais mais preparados", afirmou. "Neste momento, vamos manter a quarentena como foi cumprida até aqui. Precisamos subir um pouco mais."
O médico infectologista David Uip afirmou que, embora São Paulo esteja conseguindo alcançar o achatamento da curva, o índice de 49% acende o "sinal amarelo" para o combate à pandemia. "Se levarmos em consideração quem precisa trabalhar no estado e está nas ruas, esse número é um bom número", disse.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, apoiou a decisão de prorrogar a quarentena em todo o estado. "É muito importante prorrogar ainda mais. Temos vítimas em todos os bairros e regiões da capital", disse.
Covas afirmou também que na quinta-feira foram entregues 561 leitos no Hospital de Campanha do Anhembi. "Mesmo assim nossos hospitais estão ficando lotados. Agora tem que ser todo mundo em casa pelo bem de todo mundo."
Leia mais: Em pandemia, Prefeitura de SP recomenda uso de máscaras
A secretária estadual de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen, afirmou que 20 municípios conseguiram alcançar taxas acima dos 50%. No entanto, nenhuma delas atinge a taxa de 70%, considerada ideal pelo governo.














