João Doria assume a cidade de São Paulo
Novo prefeito prometeu vestir-se de gari nesta segunda-feira para varrer a cidade
São Paulo|Do R7

João Doria assumiu a Prefeitura de São Paulo na tarde deste domingo (1º). Com 3 milhões de votos (53,3%), ele conseguiu eleger-se no primeiro turno, fato inédito na cidade.
O novo prefeito, e o vice Bruno Covas, chegaram à cerimônia cerca de 30 minutos depois do horário marcado. O Coro da Guarda Civil cantou o Hino Nacional Brasileiro para abrir a cerimônia de posse. Pouco antes das 16h, os 55 vereadores eleitos foram chamados, um a um, a prestar o compromisso com a cidade de São Paulo.
Pontualmente às 16h, o vereador mais votado nas eleições, Eduardo Suplicy (PT), declarou a posse de João Doria, que em seu discurso enaltece seu irmão, filhos e familiares. "Família é a base de tudo" e enaltece a capital paulista. "São Paulo é a capital do Brasil."
O novo prefeito afirmou também que respeitará o poderes Legislativo e Judiciário e despachará da Câmara ao menos uma vez por mês. “Respeitar o Judiciário e respeitar o Legislativo é respeitar a democracia”, disse. Ele voltou a dizer que atuará como um gestor. E prometeu vestir-se de gari nesta segunda-feira para varrer a cidade. "Numa demonstração de humildade", disse. Na varrição, que deve ocorrer às 6h, ele será acompanhando pelo vice, Bruno Covas.
Na sequência, Doria segue para o Teatro Municipal, onde será feita a transmissão do cargo de Fernando Haddad (PT).
Doria se tornou candidato após disputar as prévias do PSDB com Andrea Matarazzo, provocando um racha no partido. Conforme foi ganhando força na campanha, figurões tucanos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves passaram a apoiá-lo publicamente.
Propostas
As principais promessas de campanha do tucano, que se apresentou ao eleitor como “administrador", em oposição à figura do “político”, foram o retorno imediato aos antigos limites de velocidade nas principais vias de São Paulo — reduzidos pelo atual prefeito Fernando Haddad; parcerias com a inciativa privada para admnistração de equipamentos públicos, como o estádio do Pacaembu e o autódromo de Interlagos; e o fim das filas de espera para realização de exames clínicos.
João Doria promete manter e ampliar medidas de gestões anteriores, como o Centro de Educação Unificada (CEU). Por outro lado, destaca que irá revogar imediatamente a redução da velocidade máxima para veículos nas marginais, marca da gestão Fernando Haddad (PT).
Outro projeto de Doria é ampliar a educação em tempo integral. "Para isso, vamos ampliar os CEUs porque acho uma ideia boa. Esse espaço inclui cultura, esporte e ainda vamos servir cinco refeições por dia."
Quem é João Doria?
Empresário, publicitário e apresentador, Doria ficou conhecido pelo público como uma celebridade. Como é filho de deputado, foi com a família para a França quando criança porque seu pai foi perseguido pela ditadura militar. É casado e tem três filhos.
Na década de 1980, por indicação do então governador de São Paulo Franco Montoro, Doria foi Secretário Municipal de Turismo e Presidente da Paulistur, na gestão de Mário Covas como prefeito da capital. Ainda na década de 1980, foi presidente da Embratur e do Conselho Nacional de Turismo.
Enriqueceu após a fundação do Grupo Doria, conglomerado de comunicação e marketing cuja principal empresa é o Lide (Grupo de Líderes Empresariais), por meio da qual o tucano promove o contato entre importantes empresários e os aproxima do universo político.













