Jovem é torturado por seguranças dentro de supermercado em SP
A agressão é tão violenta que o menino chega a se desequilibrar. Estabelecimento faz parte da rede Ricoy, na zona sul da capital paulista
São Paulo|Do R7
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um jovem, de 17 anos, sendo chicoteado por seguranças de um supermercado no Jardim Selma, bairro localizado na zona sul de São Paulo.
O vídeo possui aproximadamente um minuto de duração. A vítima disse que havia furtado um chocolate no estabelecimento, o que motivou os seguranças a torturarem o adolescente. A agressão é tão violenta que o menino chega a se desequilibrar.
Leia mais: Tenente da PM tortura guarda municipal por ciúmes da ex-companheira
As imagens mostram o jovem, nu, em uma sala pequena entre caixas e sacos de verduras do supermercado da rede Ricoy. Um dos seguranças aparece no vídeo proibindo o adolescente de usar as mãos para se proteger. "Não coloca a mão", diz, seguida de outra chibatada. Em seguida, ameaça a vítima: "tô fazendo isso, simplesmente, pra não atrasar o seu lado, pra não ter que te matar (sic)".
O conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos) Ariel de Castro Alves afirmou que existem indícios contundentes de crime de tortura praticado pelos seguranças. "A tortura ocorre quando alguém é submetido, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental", argumentou. O advogado cobra punição aos responsáveis por esses "atos bárbaros e cruéis".
A reportagem do Balanço Geral tentou contato com os responsáveis pelo supermercado, mas não obteve sucesso.
A Polícia Civil de São Paulo irá investigar o ato de tortura - um inquérito civil foi aberto no 80° DP (Vila Joaniza).