Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem morre em incêndio em SP e parente reclama de corte de água

Familiar diz que não conseguiu combater fogo; Sabesp diz reduzir pressão e que caixa d'água deve ter reserva de 24h

São Paulo|Do R7

jovem morre em incendio na zona norte de São Paulo
jovem morre em incendio na zona norte de São Paulo jovem morre em incendio na zona norte de São Paulo

Uma jovem de 19 anos morreu e duas pessoas ficaram feridas no incêndio que atingiu uma casa no Jaçanã, zona norte de São Paulo, no início da manhã desta sexta-feira (20).

Um tio da vítima, que mora no local, relatou que acordou com os gritos de socorro e tentou auxiliar no resgate. O combate às chamas, no entanto, foi prejudicado, segundo ele, pela falta de água, pois às 20h a Sabesp interrompe o fornecimento. 

Em nota, a companhia confirmou que realiza a chamada "gestão noturna da demanda". A prática, diz a Sabesp é recomendada internacionalmente. "Quando há menos consumo, reduz-se a pressão nas redes a fim de evitar perdas por vazamentos e rompimentos; quando o uso é retomado, a pressão é reajustada. Imóveis com caixa-d'água com reservação para ao menos 24 horas, como determina o decreto estadual 12.342/78, não sentem a gestão de pressão", diz o texto da companhia.

A prefeitura interditou a casa e informou que a liberação ocorrerá após regularização por part do proprietário. Não houve danos estruturais aos imóveis vizinhos. 

Publicidade

O incêndio

O fogo tomou conta da residência localizada na rua Cunha Porto, número 149, às 4h01.

No local, dormiam Lucas Fernandes, de 26 anos, sua mãe Célia Fernandes, 66, e seus dois sobrinhos, Juliana Fernandes e o irmão dela, de 9 anos. A vítima, que era estudante de Direito, morreu carbonizada. A criança foi a primeira a ser retirada da residência e não sofreu ferimentos.

Publicidade

De acordo com a sala de imprensa do Corpo de Bombeiros, sete equipes com 18 homens atuaram no combate às chamas e realizaram o rescaldo. A Defesa Civil e a Polícia Militar também foram acionadas.

A mãe de Lucas, de 66 anos, foi socorrida consciente com queimaduras de 2° grau nos braços e nas pernas. Lucas, de 26 anos, que é tio da vítima, também foi socorrido consciente e com queimadura de 2° grau em uma mão e um ferimento leve no pé. Os dois foram encaminhados ao Pronto Socorro da UPA do Jaçanã.

Publicidade

Possíveis causas

Ainda não há informações das causas do incêndio. Segundo informações preliminares, o incêndio começado na sala, onde as chamas estavam mais fortes, apesar de terem tomado todo o imóvel.

De acordo com o major Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, a hipótese é que tenha ocorrido um curto-circuito, combinado com o clima seco e baixa umidade do ar, o que propicia a rápida propagação do fogo.

Ainda segundo o major, dentro de uma residência média brasileira, é estimado que em um minuto todo o cômodo pode ser tomado com fumaça e calor. Como o foco foi na frente da saída da casa, as vítimas podem ser sido bloqueadas pelas chamas.

A comandante do Corpo de Bombeiros que coordenou a ação, capitã Rubia Queiroz Curione, informou que diferentes frentes de combate foram realizadas na tentativa de controlar o incêndio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.