Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Juiz afasta 16 agentes públicos na Operação Prato Feito

Ordem expedida faz parte da missão que mira desvios por meio de contratos da Prefeitura de SP e outras 29 prefeituras no interior do Estado

São Paulo|

PF investiga desvio de recursos da merenda, dos uniformes e do material didático
PF investiga desvio de recursos da merenda, dos uniformes e do material didático PF investiga desvio de recursos da merenda, dos uniformes e do material didático

O juiz federal Alessandro Diaféria, da 1.ª Vara Criminal de São Paulo, determinou o afastamento imediato de 16 servidores públicos no interior de São Paulo pelo suposto envolvimento com a Operação Prato Feito. A ordem foi expedida na mesma decisão em que o magistrado autorizou a deflagração da missão, que mira desvios por meio de contratos da prefeitura da capital paulista e outras 29 prefeituras no interior do Estado.

A ação mira 65 contratos, cujos valores totais ultrapassam R$ 1,6 bilhão. De acordo com a Polícia Federal, cinco grupos criminosos são suspeitos de desviar recursos da União para a educação destinados ao fornecimento de merenda escolar, uniformes, material didático e outros serviços.

Operação Prato Feito mira também contrato da Prefeitura de São Paulo

Ao deflagrar a Operação, o juiz determinou o afastamento de funcionários públicos de todos os escalões - de assessor de vereador a vice-prefeito.

Publicidade

Entre os afastados, estão secretários de Esportes, Assuntos Governamentais, Finanças, Educação de diversos municípios; além de pregoeiros, assessores, diretores de licitações e até mesmo servidores de Câmaras Municipais investigados por integrar o esquema bilionário.

Diaféria também proibiu 29 empresas de contratar com o poder público e determinou a inclusão dessas pessoas jurídicas pela Controladoria-Geral da União no cadastro de inidôneas.

Publicidade

Operação da PF mira prefeito de Embu das Artes, Ney Santos

"Ressalte-se que a presente medida é indispensável e visa evitar novas práticas criminosas pelo grupo ora sob investigação fazendo cessar ou extirpar a atividade nociva à Administração, de modo a resguardar o interesse público", anotou.

Publicidade

O magistrado pondera "não ser o caso, todavia, de suspender os contratos públicos, firmados com as empresas acima, com participação dos investigados, e que ainda estão em vigor, muito embora presentes indícios de ilegalidade".

"Isso porque o dano causado à coletividade, sobretudo a crianças de baixa renda que dependem da alimentação fornecida pela rede de ensino municipal, seria desproporcional ao objetivo pretendido", anotou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.