Logo R7.com
RecordPlus

Justiça dá a Doria direito de saber quem o critica na internet

Prefeito pedia a identificação dos organizadores da página "Deixa a Esquerda Livre"

São Paulo|Do R7

  • Google News
Juiz determinou que o Facebook forneça os IPs dos computadores usados para a criação da página que critica o prefeito
Juiz determinou que o Facebook forneça os IPs dos computadores usados para a criação da página que critica o prefeito

A Justiça de São Paulo deu ganho parcial de causa ao prefeito João Doria (PSDB) em ação que pede a identificação dos organizadores da página "Deixa a Esquerda Livre" e do evento organizado por ela,"Virada Cultural na Casa de João Dorian (sic)", ambas do Facebook, assim como sua retirada do ar.

O juiz Fernando Henrique Biolcati determinou que a rede social forneça os IPs (identificação numérica) dos computadores usados para a criação das páginas, mas não ordenou que as mesmas saiam do ar.


Agendado para 13 de maio, o evento foi uma resposta ao novo formato desenhado para a Virada Cultural pela gestão Doria, que já anunciou a pretensão de tirar da região central os grandes palcos de shows e levá-los para locais fechados, como o Autódromo de Interlagos. Até a tarde deste sábado (22), 6.900 pessoas haviam confirmado presença no protesto.

De acordo com o advogado de defesa de Doria, Thiago Tommasi, a ação tem por objetivo impedir a perturbação dos vizinhos do prefeito, que mora nos Jardins, assim como qualquer tipo de "balbúrdia" ou "quebra-quebra" no entorno. O Facebook ainda não forneceu os dados assegurados pela Justiça e, à reportagem, disse que não comenta casos específicos.


"Isso deveria ter acontecido de imediato. O prefeito tem o direito de saber quem está fomentando esse evento", diz Tommasi. "Isso (a decisão de fornecer os IPs) não veda a manifestação pacífica na internet, a liberdade de expressão. O que se veda é o anonimato."

Os organizadores da página dizem não saber se recorrerão da decisão e afirmam que, inicialmente, o evento era fictício.

Protesto agendado para 13 de maio já conta com 6.900 confirmações de presença
Protesto agendado para 13 de maio já conta com 6.900 confirmações de presença

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.