Justiça de SP condena homem por ofensas antissemitas a vizinho
Após briga por vaga em garagem, homem fez apologia do nazismo, citou Hitler em injúrias contra a vítima e ainda a agrediu
São Paulo|Do R7
A Justiça condenou um homem por ofensas antissemitas contra o vizinho. A pena pelo crime de injúria racial e ameaça foi fixada em um ano de reclusão em regime aberto, convertida em prestação de serviços à comunidade por esse período. O caso ocorreu em julho de 2019.
Segundo as investigações, os dois haviam se desentendido por causa de uma vaga na garagem do condomínio, localizado no Morumbi, zona sul paulistana.
Ao chegar ao local, o acusado viu a vítima, Charles, com a moto, conversando com seguranças, e a ofendeu com frases antissemitas: “Hitler estava certo” e “a raça de vocês não presta”. Os funcionários testemunharam os fatos e confirmaram as ofensas.
Ainda de acordo com o inquérito, Charles tentou gravar as injúrias, mas o vizinho lhe tirou o celular e o atingiu com tapas e soco, além de ameaçá-lo.
A Polícia Militar foi acionada ao condomínio, onde o agressor teria ofendido também o policial, afirmando possuir uma arma.
Leia também
O juiz Waldir Calciolari, da 25ª Vara Criminal de São Paulo, afirmou que “a negativa do acusado, assim como o teor dos depoimentos das testemunhas de defesa, não afastaram a demonstração efetiva das ofensas racistas”. Para Calciolari, o desentendimento anterior não isentou o réu de sua responsabilidade. Cabe recurso da decisão.