Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Justiça de SP faz audiência para ouvir empresário que matou ciclista

José Maria Júnior atropelou Marina Harkot em Pinheiros em 2020 e é acusado de homicídio. Radar flagrou veículo a 93 km/h

São Paulo|Do R7

Marina Harkot, que morreu aos 28 anos em São Paulo
Marina Harkot, que morreu aos 28 anos em São Paulo

A Justiça de São Paulo realiza nesta quarta-feira (24) a primeira audiência presencial para ouvir o motorista que atropelou e matou a ciclista e socióloga Marina Kholer Harkot, de 28 anos, em 2020, em São Paulo.O caso teve forte repercussão à época e mobilizou ativistas e ciclistas por mais segurança no trânsito.

O empresário José Maria da Costa Júnior, de 34 anos, dirigia uma Tucson quando atingiu Marina na avenida Paulo VI, em Pinheiros, zona oeste da capital. Dias depois, ele se entregou à polícia.

O MP (Ministério Público) acusa José Maria de ter assumido o risco de matar Marina por ter dirigido embriagado e em alta velocidade. A denúncia já foi aceita pela Justiça, que transformou o empresário em réu por homicídio.

Leia também

Na denúncia, o promotor Rogério Zagallo citou que radares detectaram a velocidade de 93 km/h nas proximidades dos fatos, em local com limite de 50 km/h. "José Maria realmente assumiu o risco de causar a morte [...], sobretudo porque conduzia um veículo automotor embriagado, além de fazê-lo em velocidade absolutamente incompatível com a da avenida na qual ele transitava", afirmou. Atualmente, Fernando Bolque é o promotor que atua no caso. 


José Maria da Costa Júnior responde em liberdade pelos crimes de homicídio por dolo eventual (em que se assume o risco de matar), dirigir sob efeito de álcool e fuga do local do acidente. O advogado do réu nega que ele tenha ingerido bebida. 

Na audiência, a juíza Marcela Raia de Sant’Anna ouvirá testemunhas e o réu. Além disso, reunirá informações para decidir se há ou não elementos para levar o empresário a julgamento popular.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.