São Paulo Justiça marca júri popular de empresário acusado de atropelar e matar a ciclista Marina Harkot

Justiça marca júri popular de empresário acusado de atropelar e matar a ciclista Marina Harkot

Na época, o motorista não parou para prestar socorro e fugiu; o crime aconteceu em novembro de 2020, em Pinheiros (SP)

  • São Paulo | Kaic Ferreira*, da Agência Record

Marina era cicloativista e pesquisadora da USP

Marina era cicloativista e pesquisadora da USP

Reprodução/USP

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) marcou para 24 de junho de 2024 o júri popular do empresário José Maria da Costa Júnior, acusado de beber, dirigir em alta velocidade, atropelar e matar a ciclista Marina Kohler Harkot, em 2020.

Segundo a Justiça, o julgamento está previsto para acontecer no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, a partir das 12h30.

O réu responde em liberdade pelo crime de homicídio por dolo eventual, ou seja, quando se assume o risco de matar, além de dirigir sob efeito de álcool e fugir do local sem prestar socorro à vítima.

Relembre o caso

Em novembro de 2020, a cicloativista e pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo) Marina morreu, aos 28 anos, após ser atropelada, enquanto trafegava de bicicleta pela avenida Paulo VI, no Sumaré, zona oeste de São Paulo.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Na época, a Polícia Militar informou que ela foi atingida por um carro por volta das 23h50. O motorista fugiu sem prestar socorro, e a jovem morreu no local.

Marina era ativista feminista e de movimentos que defendiam melhores políticas de mobilidade urbana. Formada em ciências sociais pela USP, era mestra e doutoranda pela FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), onde atuava como pesquisadora colaboradora do LabCidade (Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade).

*Sob a supervisão de André Carvalho

Falta de asfalto, de tinta e de respeito: veja os principais problemas das ciclofaixas de SP

Últimas