Justiça prende Jorge Abissamra, ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos
MP o acusa de lavagem de dinheiro, fraudes em licitações e superfaturamento
São Paulo|Carol Canova, da Agência Record
Jorge Abissamra, ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, foi preso nesta quinta-feira (23) após denúncia dos promotores de Justiça Marcelo Mendroni e Arthur Barbosa. O ex-prefeito cumpriu dois mandatos na cidade entre 2005 e 2012.
Na denúncia, consta que em 2005, logo no início do primeiro mandato, Abissamra adotou "condutas reiteradas consistentes em fraudes a procedimentos licitatórios mediante dispensa ilegal de licitação e contratações fracionadas para aquisição de bens e serviços" e que "atuou de forma pessoal no exercício da atividade administrativa, visando seu próprio benefício e, consequentemente, seu enriquecimento ilícito". Foram também constatados indícios de superfaturamento.
Criminalmente, Jorge foi denunciado pelo MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo em outubro deste ano por lavagem de dinheiro praticada por meio da ocultação da propriedade de imóveis e de uma embarcação.
O R7 entrou em contato com o advogado do prefeito, mas não teve retorno até o fechamento desta nota.
Acir Filló
Abissamra não é o primeiro ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos preso neste ano. Em abril deste ano uma operação do Gaeco com a Polícia Militar já havia detido Acir Filló dos Santos (PSDB), prefeito entre 2012 e 2105.
Eleito em 2012 com 45% dos votos, Filló foi cassado em dezembro de 2015 por suspeita de corrupção.
Em 2017, foi preso e transferido a Tremembé acusado de fraude em licitação e desvio de dinheiro público. Ele também é suspeito de fraudar uma sindicância da prefeitura.