Linha 7-Rubi da CPTM passa a operar até a estação Brás
A novidade começou a valer nesta segunda-feira em período experimental. A ideia é dar ao usuário mais uma opção para chegar ao Brás em dias úteis.
São Paulo|Joyce Ribeiro, do R7
A partir desta segunda-feira (28), a Linha 7-Rubi da CPTM passa a operar entre as estações Jundiaí e Brás nos dias úteis, em período experimental. A nova estratégia pretende facilitar o deslocamento dos passageiros que terão uma opção a mais de conexão com a chegada do trem até o Brás. Até então a transferência só podia ser feita nas estações Palmeiras-Barra Funda ou Luz.
Segundo o presidente da CPTM, Pedro Moro, também foi facilitado o deslocamento dos passageiros que usam a estação Brás das linhas 10, 11, 12 e 13, nos dias da semana.
Veja também: Após 40 anos, CPTM estuda expresso turístico para Santos
O embarque e desembarque dos passageiros da Linha 7 será feito pela plataforma 2 do Brás. A expectativa, segundo a CPTM, é padronizar o intervalo médio da Linha 7-Rubi em seis minutos, entre Francisco Morato e Brás. Hoje os trens operam com intervalos de 8 minutos de Francisco Morato a Caieiras e de 6 minutos entre Caieiras e Luz.
Com a mudança, a Linha 7, que já é a maior em extensão, passar a ter 62,7 quilômetros de extensão e a atender 19 estações. Também a estação Brás se consolida como a maior da CPTM ao atender cinco linhas (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade), além de fazer a integração gratuita com a Linha 3-Vermelha do metrô.
Leia mais: Novo trem feito na China fará linha da CPTM até aeroporto de Cumbica
Aos sábados e domingos, quando o fluxo de passageiros é menor, a Linha 7-Rubi voltar a operar apenas entre Jundiaí e Luz.