Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mães do programa Volta às Aulas se aglomeram em banco por salário

Contratadas pela prefeitura de SP, elas foram à unidade para receber cartão para pagamento e não tiveram como pegá-lo

São Paulo|Mariana Rosetti, da Agência Record

Mães aguardam cartão para pagamento do salário em SP
Mães aguardam cartão para pagamento do salário em SP Mães aguardam cartão para pagamento do salário em SP

Mães do POT (Programa Operação Trabalho) Volta às Aulas, da Prefeitura de São Paulo, não conseguiram receber o cartão que dá acesso ao salário e geraram aglomeração em unidade do Banco do Brasil, no centro da capital, nesta segunda-feira (19).

Uma das beneficiárias do programa disse que diversas mães receberam um documento da prefeitura pedindo para que fossem até a agência bancária da rua São Bento, 483, nesta segunda. No local, elas receberiam um cartão e cadastrariam a senha para acessar o benefício, que será disponibilizado pelo órgão municipal no dia 26, segundo a denunciante.

No entanto, muitas mães receberam o comunicado com a mesma data e compareceram ao Banco do Brasil, causando aglomeração na unidade. Muitas estão desde cedo no local, que tinha previsão para fechar às 14h.

Leia também

Em uma imagem encaminhada pela denunciante, é possível ver uma fila extensa. Ela diz que mais de 50 pessoas estão no local, incluindo usuários que foram em busca de outros serviços.

Publicidade

Funcionários da prefeitura e do próprio banco começaram a distribuir senhas, pedindo que, quem não fosse atendido, retornasse outro dia, já que a agência estava prestes a fechar.

A denunciante, no entanto, se sentiu confusa com as instruções, já que continua sem saber como terá acesso ao cartão sem uma carta estipulando uma nova data ou sem comprovante para abonar a falta no serviço.

Publicidade

Além disso, a mulher ressalta que mora na zona leste da cidade e que a locomoção até o centro é difícil. O mesmo acontece com outras mães que moram e trabalham em diferentes áreas da capital.

Segundo dados disponibilizados no site da Prefeitura de São Paulo, 3.156 mil mães foram selecionadas para o POT Volta às Aulas, para trabalhar em mais de 1.500 escolas municipais.

Publicidade

No programa, as mulheres são responsáveis por reforçar a aplicação dos protocolos sanitários e distanciamento social nas unidades escolares. Elas começaram a trabalhar em 1° de março.

O que diz a prefeitura

A prefeitura informou que as mulheres não conseguirem fazer a retirada do cartão até a data do pagamento, no dia 26, podem usar a Carta de Autorização Bancária, junto com RG, para sacar o valor do benefício direto no caixa da agência indicada no documento.

Não haverá falta para quem resolver os trâmites bancários, nem desconto no benefício. 

Na unidade da rua São Bento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo destacou nesta segunda-feira técnicos para dar suporte às mães. O atendimento será mantido ao longo da semana. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.