Mães do programa Volta às Aulas se aglomeram em banco por salário
Contratadas pela prefeitura de SP, elas foram à unidade para receber cartão para pagamento e não tiveram como pegá-lo
São Paulo|Mariana Rosetti, da Agência Record
Mães do POT (Programa Operação Trabalho) Volta às Aulas, da Prefeitura de São Paulo, não conseguiram receber o cartão que dá acesso ao salário e geraram aglomeração em unidade do Banco do Brasil, no centro da capital, nesta segunda-feira (19).
Uma das beneficiárias do programa disse que diversas mães receberam um documento da prefeitura pedindo para que fossem até a agência bancária da rua São Bento, 483, nesta segunda. No local, elas receberiam um cartão e cadastrariam a senha para acessar o benefício, que será disponibilizado pelo órgão municipal no dia 26, segundo a denunciante.
No entanto, muitas mães receberam o comunicado com a mesma data e compareceram ao Banco do Brasil, causando aglomeração na unidade. Muitas estão desde cedo no local, que tinha previsão para fechar às 14h.
Leia também
Em uma imagem encaminhada pela denunciante, é possível ver uma fila extensa. Ela diz que mais de 50 pessoas estão no local, incluindo usuários que foram em busca de outros serviços.
Funcionários da prefeitura e do próprio banco começaram a distribuir senhas, pedindo que, quem não fosse atendido, retornasse outro dia, já que a agência estava prestes a fechar.
A denunciante, no entanto, se sentiu confusa com as instruções, já que continua sem saber como terá acesso ao cartão sem uma carta estipulando uma nova data ou sem comprovante para abonar a falta no serviço.
Além disso, a mulher ressalta que mora na zona leste da cidade e que a locomoção até o centro é difícil. O mesmo acontece com outras mães que moram e trabalham em diferentes áreas da capital.
Segundo dados disponibilizados no site da Prefeitura de São Paulo, 3.156 mil mães foram selecionadas para o POT Volta às Aulas, para trabalhar em mais de 1.500 escolas municipais.
No programa, as mulheres são responsáveis por reforçar a aplicação dos protocolos sanitários e distanciamento social nas unidades escolares. Elas começaram a trabalhar em 1° de março.
O que diz a prefeitura
A prefeitura informou que as mulheres não conseguirem fazer a retirada do cartão até a data do pagamento, no dia 26, podem usar a Carta de Autorização Bancária, junto com RG, para sacar o valor do benefício direto no caixa da agência indicada no documento.
Não haverá falta para quem resolver os trâmites bancários, nem desconto no benefício.
Na unidade da rua São Bento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo destacou nesta segunda-feira técnicos para dar suporte às mães. O atendimento será mantido ao longo da semana.