Mais de 7 mil garrafas falsificadas são apreendidas em fiscalizações no estado de SP
Festa universitária, bares e adegas foram fiscalizados; polícia apreendeu bebidas em local com registro de morte
São Paulo|Do R7

A intoxicação por metanol, que já provocou alertas em várias regiões do país, levou o Governo de São Paulo a intensificar o combate à falsificação de bebidas. O gabinete de crise montado pelo estado ampliou as fiscalizações em festas universitárias, bares e adegas na Grande São Paulo e no interior.
Desde segunda-feira (29), mais de 7 mil garrafas foram apreendidas para averiguação além das 50 mil recolhidas ao longo do ano. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), 41 pessoas foram presas desde o início de 2025, sendo 19 apenas na última semana.
LEIA MAIS
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou 14 casos de intoxicação por metanol em São Paulo duas pessoas morreram. Outros 148 casos estão sob investigação, incluindo sete mortes.

Alerta
A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave. A substância, quando ingerida, é transformada pelo organismo em compostos altamente tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, capazes de causar cegueira irreversível e até morte.
Os sintomas iniciais incluem dor abdominal, náuseas, vômitos, tontura, sonolência e visão turva. Em estágios mais avançados, podem ocorrer convulsões, coma e parada respiratória.
Medidas
A maioria dos registros está concentrada em São Paulo. Há também ocorrências em Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
Como parte das ações emergenciais, o ministério iniciou a distribuição de 580 ampolas de etanol farmacêutico, antídoto para intoxicação por metanol, para cinco estados:
- Pernambuco (240)
- Paraná (100)
- Bahia (90)
- Distrito Federal (90)
- Mato Grosso do Sul (60)
Também foram adquiridas 12 mil novas unidades de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento utilizado no tratamento de intoxicações.
A pasta informou ainda que a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) foi mobilizada para reforçar a capacidade de diagnóstico. Três unidades estão preparadas para análises imediatas:
- Laboratório Central do DF (Lacen-DF)
- Laboratório Municipal de São Paulo
- Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz)
Emergência médica
Em caso de sintomas de intoxicação, o Ministério da Saúde orienta procurar imediatamente atendimento médico de urgência e contatar o Disque-Intoxicação da Anvisa pelo número 0800 722 6001.

A ingestão de metanol é potencialmente fatal e requer intervenção médica imediata.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
