Logo R7.com
RecordPlus

Maria Vilani, mãe do rapper Criolo, abre série de palestras sobre cultura nas periferias

O evento acontece na sede do Movimento Cultural de Emerlino Matarazzo, na zona Leste

São Paulo|Juca Guimarães, do R7

  • Google News
Maria Vilani vai falar sobre os movimentos culturais do Grajaú
Maria Vilani vai falar sobre os movimentos culturais do Grajaú

A professora e escritora Maria Vilani, mãe do rapper Criolo e ativista cultural com forte presença nos movimentos culturais do Grajaú, bairro da zona sul de São Paulo, abrirá amanhã (25) uma série de palestras gratuitas na sede do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, na zona Leste da capital.

A iniciativa faz parte do projeto Criando Criadores, programa de formação técnica em gestão cultural, fruto de uma parceria entre a Cingulado, consultoria com foco em investimento social, com o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e patrocínio da ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo.


"O Criando Criadores começa com um ciclo de inspiração e mobilização dos agentes culturais da região, trazendo nomes importantes da cultura nas periferias de São Paulo. Com isso, esperamos trazer mais consciência sobre o potencial da cultura como campo profissional e força de transformação social, preparando as pessoas para o curso e a mostra que vêm em seguida" explica Daniel Prata, coordenador de comunicação da Cingulado.

Além de Maria Vilani, que abrirá a programação das palestras de formação com o tema “Cultura para todos: empreendedorismo sociocultural no Grajaú”, fazem parte do ciclo o ícone e militante do movimento Hip-Hop no Brasil, Nelson Triunfo; os poetas Lucas Afonso e Emerson Alcalde, representantes do Brasil na Copa do Mundo de Poesia Slam; e Ana Paula do Val, especialista em Cultura e Comunicação e mestre em Estudos Culturais pela EACH-USP, atuando com pesquisa e mapeamentos urbano-culturais sobre coletivos de arte e cultura. As palestras acontecem semanalmente até o dia 8 de novembro. A programação pode ser acompanhada aqui.


A sede do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo foi criada após uma luta de mais de dez anos dos artistas por uma casa de cultura na região e foi batizada como Ocupação Cultural Mateus Santos. O endereço é Avenida Paranaguá, 1633, Ermerlino Matarazzo, zona Leste. A palestra da dona Maria Vilani vai das 19h30 às 21h30.

Maria Vilani é cearense e mora na zona Sul da capital há mais de quatro décadas. Ela é autora de quatro livros: Cinco contos sem desconto e de quebra dois poemas (1991), O Reino de Roselândia (1998), Varal (2012) e Penteando a Vida (2016). Dona Maria também é Idealizadora e realizadora dos projetos: o MOCAP – Movimento pela Cidadania Artística da Periferia, Fórum de Cultura do Grajaú e o CAPS – Centro de Arte e Promoção Social.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.