Megaevento tem debates e shows no Dia da Consciência Negra em SP
Feira no Anhembi aborda temas como racismo e cultura afro-brasileira e terá show de Xande de Pilares, entre outros
São Paulo|Do R7
A capital paulista recebe neste sábado (20) a 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A mostra será realizada até segunda-feira (22), das 10h às 22h, no Pavilhão Oeste do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana), na zona norte da capital. A entrada é gratuita.
O objetivo é posicionar a cidade de São Paulo como indutora do debate sobre o tema do racismo estrutural no país e na América Latina.
Leia também
A Expo terá uma abordagem inédita para difundir a história e a cultura africana e afro-brasileira. Serão 32 estandes de empreendedores culturais, atividades e debates que terão como tema saúde, cultura, mulher negra, educação, empreendedorismo e tecnologia, distribuídos em cinco grandes vias temáticas que pretendem recontar as contribuições negras para o Brasil e para a humanidade.
Além dos debates, o evento contará com shows. No sábado (20), o palco principal abre às 18 horas, com show de Xande de Pilares, que recebe Leci Brandão. Na sequência, o rapper Rael convida Rashid, Drik Barbosa e Bixarte para uma performance. No domingo (21), às 18 horas, Black Rio e Carlos Dafé homenageiam Gerson King Combo, cantor de soul e funk, falecido em 2020. E, para finalizar os shows, a cantora Sandra de Sá convida Dexter para uma apresentação especial.
Além da exposição cultural, o evento trará especialistas e autoridades do Brasil e de outros países para debates sobre diversos âmbitos do racismo estrutural. Também haverá uma programação dedicada às potencialidades de negócios com países africanos. O cronograma detalhado com as mesas de debates está disponível no site da Prefeitura de São Paulo.
Covid-19
Em razão da pandemia de Covid-19, no evento estarão valendo medidas de controle sanitário, como medição de temperatura. Será obrigatório o uso de máscara durante a permanência no pavilhão. Além disso, os convidados deverão apresentar o passaporte da vacina. Será necessária, para quem ainda não tomou a segunda dose, a apresentação do teste RT-PCR realizado até 48 horas antes da Expo ou do antígeno, feito com até duas horas de antecedência com relação à entrada no evento.
Quem não tiver o passaporte da vacina, laudo negativo de teste e/ou esteja com febre não poderá participar da Expo. Para melhor controle do número de participantes, só será permitida a entrada de pessoas confirmadas previamente.
Serviço:
I Expo Internacional Dia da Consciência Negra
Dias: 20, 21 e 22
Entrada: gratuita
Endereço: Pavilhão 10 do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - Zona Norte)