São Paulo Menina de 5 anos é o milésimo transplante hepático do Instituto da Criança e do Adolescente

Menina de 5 anos é o milésimo transplante hepático do Instituto da Criança e do Adolescente

Alícia é portadora de uma doença rara e aguardava pelo procedimento desde novembro

  • São Paulo | Nayara Paiva, da Agência Record

Resumindo a Notícia

  • Menina de cinco anos fez história no Instituto da Criança e do Adolescente.
  • Alíce foi o miléssimo transplante hepático da instituição.
  • Ela é portadora de uma doença rara e aguardava pelo procedimento desde novembro.
  • No total, foram aproximadamente 12 horas de cirurgia.
Alice estava na fila pra o transplante desde novembro de 2022

Alice estava na fila pra o transplante desde novembro de 2022

Markione Santana/ICr HCFMUSP

Uma menina de cinco anos de idade, a pequena Alice, fez história se tornando o milésimo transplante hepático do Instituto da Criança e do Adolescente, localizado no Hospital das Clínicas de São Paulo. O procedimento ocorreu com éxito na segunda-feira (19).

A garota é portadora de cirrose por deficiência de alfa-1 antitripsina — distúrbio genético raro que impacta na produção, pelo fígado, de uma importante enzima com função protetora dos pulmões. Ela descobriu a doença rara em novembro de 2022, quando a equipe médica definiu  a necessidade do transplante.

Desde então, Alice aguardava a liberação de um órgão para o procedimento, considerado de alta complexidade. Sem a oferta do órgão a partir de um doador cadáver e após oito triagens fracassadas de compatibilidade entre seus familiares, a liberação para a realização do transplante veio a partir da generosidade de um amigo de longa data da família.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp 

Compartilhe esta notícia no Telegram

A legislação brasileira permite que cônjuges e parentes de até quarto grau sejam doadores. Para que pessoas não parentes possam se tornar doadores, é necessária uma autorização judicial. Para Alice e seu doador, o aval saiu no início da segunda semana de junho.

O procedimento foi totalmente realizado  pelo SUS. No total, o transplante durou aproximadamente 12 horas e envolveu uma equipe composta por quase 20 profissionais especializados.

Últimas