Mercado publicitário brasileiro espera retomada de investimentos em 2022
Após sofrer impacto de dois anos de pandemia, setor aposta em grandes eventos para impulsionar anúncios em veículos no país
São Paulo|Do R7
Depois de dois anos de pandemia, o mercado publicitário espera retomar investimentos em anúncios e grandes eventos prometem impulsionar o setor. Nesta quarta-feira (27), Nelcina Tropardi, que tomou posse do cargo de presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e foi reeleita para o segundo mandato na gestão 2022-2024, defendeu essa tendência para os próximos meses.
A ABA representa 130 empresas de 23 setores e 70% da verba publicitária no Brasil. Para o presidente do Conselho Superior da associação, Sérgio Pompílio, que é executivo da Johnson, já há sinais de melhora nos investimentos.
"Antes de sermos anunciantes, todos somos brasileiros e passamos pelas mesmas dificuldades. As empresas migraram os investimentos para ações sociais, campanhas de conscientização e unificação para enfrentamento da pandemia. Com a retomada da economia, o mercado publicitário é grande, pungente e fundamental, será um catalisador do crescimento do país", afirmou.
Leia também
Segundo a presidente da ABA, os anunciantes tiveram que refazer orçamentos na pandemia e voltaram parte da verba para ações sociais. Agora é esperada a retomada de investimentos em mídia, não só a digital, mas também de patrocínios em eventos, como já está acontecendo.
"Temos quatro grandes frentes: um trabalho publicitário mais livre e transparente, combate a fake news, pela liberdade de anunciar, e diversidade e inclusão. Vamos trabalhar na implementação do guia de melhores práticas no mercado publicitário, para dar segurança às marcas no ambiente digital e métricas confiáveis de audiência", explicou Nelcina Tropardi, que é cofundadora do aplicativo social Akiposso+.
O diretor-geral de comercialização do Grupo Record, Wagner Martins, ressaltou o papel da ABA para o crescimento dos negócios no setor e por uma publicidade de qualidade. Ele também falou da importância de as marcas serem lembradas por consumidores por meio de anúncios.
"Por uma publicidade séria, que passe verdade para o consumidor, telespectador ou internauta. Nós fazemos chegar a mensagem a todo o Brasil. Viemos de dois anos difíceis, com as pessoas trancadas em casa, agora elas estão voltando aos escritórios e movimentam a economia. Este ano teremos eleições, Copa do Mundo, uma série de eventos, e o cenário é auspicioso", enfatizou.
O guia foi lançado no fim de 2021 e pretende melhorar as negociações no mercado publicitário. No evento, estavam presentes executivos de grandes empresas e profissionais de publicidade.