Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mesmo com greve, Metrô de SP retoma circulação parcial de trens

Operação ocorre apenas em alguns trechos das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha. Linha 15-Prata continua paralisada

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Record

Em greve, Metrô de SP retoma circulação parcial de trens por volta de 7h
Em greve, Metrô de SP retoma circulação parcial de trens por volta de 7h

Mesmo com a greve de 24 horas dos metroviários em São Paulo, iniciada a 0h desta quarta-feira (19), pouco antes das 7h alguns trens voltaram a circular parcialmente. 

Na Linha 1-Azul, a circulação ocorre apenas entre as estações Ana Rosa e Luz. Na Linha 2-Verde, os trens operam entre o Alto do Ipiranga e Clínicas e, na Linha 3-Vermelha, a circulação ocorre apenas entre a estação Bresser-Mooca e a Santa Cecília.

As estações da Linha 15-Prata (monotrilho) permanecem fechadas. Já as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás operam normalmente desde às 4h40 porque foram concedidas à inciativa privada e os funcionários não fazem parte do movimento de greve.

Leia também

A SPTrans informou que o Paese (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado às 4h. Nove linhas especiais que saem das estações do Metrô até a região central foram criadas para atender os passageiros, com uma frota total de 300 coletivos.


Linhas extras

Linha 1-Azul: 3 linhas com 98 ônibus


Metrô Jabaquara - Praça da Sé - 40 ônibus

Metrô Tucuruvi - Praça do Correio - 28 ônibus


Metrô Santana - Praça do Correio - 30 ônibus

Linha 2-Verde: 2 linhas com 53 ônibus

Metrô Vila Prudente - Metrô Ana Rosa - 27 ônibus

Metrô Ana Rosa - Metrô Vila Madalena - 26 ônibus

Linha 3-Vermelha: 3 linhas com 80 ônibus

Itaquera - Pq. Dom Pedro II - 40 ônibus

Metrô Artur Alvim - Pq. Dom Pedro II - 20 ônibus

Metrô Vila Matilde - Pq. Dom Pedro II - 20 ônibus

Linha 15-Prata (Monotrilho): 1 linha com 69 ônibus

Apoio com a linha 5110/10 Term. São Mateus - Term. Mercado - 69 ônibus

A SPTrans diz que solicitou às concessionárias que aumentem o número de partidas em todos os horários e que mantenham em circulação a totalidade da frota nos horários de pico da manhã, entrepico e pico da tarde. Algumas linhas que ligam os bairros às estações de Metrô fazem o percurso dos bairros à região central.

Transferências

As transferências gratuitas entre Metrô e CPTM também foram afetadas pela paralisação. Segundo o Metrô, na Linha 1, a Luz está aberta só para transferência com a Linha 4. Na Linha 2, a transferência da estação Chácara Klabin para a Linha 5 está fechada. Na Consolação, a transferência para Linha 4 funciona normalmente e, na Linha 3, a transferência pela estação Brás está fechada, mas aberta na República.

Reivindicações

Os metroviários de São Paulo decidiram, em assembleia virtual realizada na terça-feira (18), entrar em greve por 24 horas.

De acordo com a entidade, em três reuniões anteriores para negociação, a empresa afirmou que não vai reajustar os salários e benefícios e confirmou o não pagamento das participações nos resultados de 2019 e 2020. Segundo a categoria, também houve a retirada do auxílio-transporte e do Adicional Risco de Vida. A entidade reivindica reposição salarial baseada no IPC-Fipe dos últimos 2 anos de 9,72%, reposição de Vale Refeição e Vale Alimentação de 29%, entre outros.

A categoria classificou como intransigente a postura do governador João Doria (PSDB) e da direção do Metrô em relação às reivindicações.

O Metrô de São Paulo obteve uma liminar que garantia a circulação de 80% da frota nos horários de pico e de 60% no entrepico, mas a medida judicial não foi cumprida. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.