São Paulo Metrô de São Paulo faz campanha de orientação e testes de HIV/Aids

Metrô de São Paulo faz campanha de orientação e testes de HIV/Aids

Autotestes, preservativos e géis lubrificantes são distribuídos na estação Tatuapé. Ação é realizada pela Secretaria de Saúde

Autotestes podem ser feitos em cabines, na estação, com acompanhamento dos profissionais da saúde

Autotestes podem ser feitos em cabines, na estação, com acompanhamento dos profissionais da saúde

Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde

A estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha do Metrô em São Paulo faz, nesta quinta-feira (25), uma campanha de orientação e prevenção contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A ação, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. orienta profissionais da saúde sobre a doença e distribui gratuitamente autotestes de HIV/AIDS, preservativos externos, internos e géis lubrificantes.

Os autotestes podem ser feitos em cabines, na própria estação, com acompanhamento de profissionais da saúde. Outra opção é levar o teste para fazer em um local de preferência, como em casa, por exemplo. 

No autoteste para HIV, a pessoa coleta a própria amostra (fluído oral ou sangue) e, em seguida, faz o teste e interpreta o resultado. As orientações para a realização dos procedimentos são repassadas pelos profissionais de saúde na estação.

A ação tem contribuído para o esclarecimento da população e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento - Programa Estadual de IST AIDS de São Paulo atendeu 5.485 pessoas até julho deste ano.

Últimas