Minhocão recebe estruturas de minipraça a partir deste sábado (1º)
Elevado no centro de São Paulo ganhará bancos e tablados aos finais de semana e feriados como parte de projeto experimental
São Paulo|Isabelle Amaral*, do R7
Bancos e tablados serão instalados no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, neste sábado (1), nos trechos acima do Terminal Amaral Gurgel e da Praça Marechal Deodoro. A ideia é criar minipraças com assentos aos finais de semana e feriados, como parte de um projeto experimental da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.
Leia também
Segundo o órgão, a iniciativa pretende valorizar espaços de convivência ao ar livre. O projeto, diz a secretaria, é alinhado ao chamado urbanismo tático - intervenções rápidas e reversíveis em espaços públicos, já adotadas em lugares como Dinamarca, Nova York, França e Espanha.
Os locais foram escolhidos por apresentarem muita movimentação, mas poucas opções de assentos e lazer. O custo estimado é de R$ 1,8 milhão.
Parque minhocão
A instalação do mobiliário faz parte do programa Centro Aberto. A Prefeitura concluiu em abril a instalação dos dois primeiros acessos de pedestres no Minhocão, com escadas de estrutura metálica que funcionarão, a princípio, por até 24 meses.
O Minhocão é fechado para o tráfego de veículos aos fins de semana e feriados durante todo o dia e, em dias úteis, das 20h às 7h. O uso do Elevado pela população segue as regras de reabertura da cidade dispostas no Plano SP, do Governo do Estado.
*Estagiária sob supervisão de Clarice Sá