Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ministério Público deflagra megaoperação contra atividades do PCC no centro de São Paulo

Investigações mostraram que facção montou ‘um ecossistema de atividades ilícitas’ além do tráfico de drogas

São Paulo|Do R7

Sete mandados de prisão foram expedidos WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO - 13.06.2024

Uma megaoperação coordenada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público de São Paulo, cumpre nesta terça-feira (6) sete mandados de prisão e outros 117 de busca e apreensão. Os alvos são indivíduos e empresas ligados ao PCC, que atuam em atividades criminosas no centro da capital paulista.

A operação Salus et Dignitas (em latim, saúde e dignidade) também cumpre ordens de arresto, sequestro e bloqueio de bens e interdição de imóveis. Segundo o Ministério Público, o PCC controla “um ecossistema de atividades ilícitas” na Cracolândia e em outras áreas centrais. As atividades não se resumem apenas ao tráfico de drogas, embora esta seja a principal delas”.

Os promotores identificaram venda ilegal e receptação de peças de carros, armas e celulares, contaminação do solo em ferros-velhos, exploração da prostituição, captação ilegal de rádios transmissores da polícia e até mesmo a submissão de pessoas a trabalho análogo à escravidão.

O Gaeco afirma que a expansão das atividades criminosas do PCC no centro fez com que a facção maximizasse seus lucros.

Veja também

A ação de hoje conta com o apoio das polícias Civil e Militar de SP, das polícias Federal e Rodoviária Federal, da Receita Federal e do Ministério Público do Trabalho.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.