Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Modelo de helicóptero que caiu em Recife é recordista de acidentes

Robinson R44 respondeu por 56 dos 207 acidentes com helicópteros registrados no Brasil nos últimos dez anos, segundo o Cenipa

São Paulo|Márcio Neves, Do R7

O Robinson R44, modelo de helicóptero alugado pela TV Globo e que caiu em Recife na manhã da última terça-feira (23), é o que tem maior índice de acidentes no Brasil nos últimos 10 anos.

Segundo dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o modelo registrou 56 ocorrências do total de 207 acidentes com helicópteros ocorridos no período. 

Helicóptero Robinson R44 similar ao que caiu em Recife
Helicóptero Robinson R44 similar ao que caiu em Recife Helicóptero Robinson R44 similar ao que caiu em Recife

Destes 56 acidentes registrados pelo modelo no Brasil, o principal fator que colaborou para a queda está relacionado ao planejamento de voo, como falhas no plano de voo e condições climáticas; ou julgamento de pilotagem e indisciplina em voo, diretamente relacionados com as ações do piloto no comando do helicóptero.

Segundo a piloto de helicóptero e instrutora Aline Chelfo, por ser uma aeronave de baixo custo de manutenção e de voo, ela é uma das mais utilizadas no Brasil, principalmente por pilotos menos experientes, o que justificaria o número de ocorrências.

Publicidade

"Qualquer helicóptero pode ser o mais seguro do mundo, mas isso vai depender também do piloto, de sua experiência e sua capacidade de julgamento e senso de responsabilidade", explica.

A instrutora de voo destaca ainda que apesar do alto índice de ocorrências com a aeronave, o Robinson R44 é um helicóptero considerado seguro.

Publicidade

Acidente em Recife (PE)

Na manhã desta terça-feira (23), uma aeronave do mesmo modelo, acabou caindo na Praia da Pina, em Recife, Pernambuco, após fazer imagens da capital para o jornal Bom Dia Pernambuco, da TV Globo. Três pessoas estavam a bordo na aeronave e pelo menos duas pessoas morreram. Uma vítima foi encaminhada ao hospital em estado gravíssimo.

A aeronave pertence à empresa Helisae Helicópteros do Nordeste, que presta serviços para a emissora há mais de 10 anos. Segundo informou a emissora carioca, a aeronave passou por inspeções e por revisão na última semana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.