Moradores da Vila Itaim enfrentam alagamento há quase 2 meses
Moradores cobraram, da Prefeitura de São Paulo, medidas mais eficientes e reclamaram da demora para a resolução da inundação
São Paulo|Ana Maria Guidi, do R7*, com informações da RecordTV
Os moradores na Vila Itaim, na zona leste de São Paulo, enfrentam alagamentos há cerca de 45 dias, sem perspectivas de resolução. A inundação, uma mistura de alga com esgoto que causa fortes odores, é a realidade da região desde o dia 4 de fevereiro, quando fortes chuvas atingiram a capital.
Em entrevista à Record TV, Isaltino Pereira, comerciante, afirmou que, mesmo com os alagamentos, o IPTU foi cobrado. "Você paga um IPTU de 5 mil reais para viver em um esgoto a céu aberto e as contas não param de chegar", diz.
Veja mais: Mães relatam drama dos filhos com enchentes na zona leste de SP
Os moradores cobram da Prefeitura de São Paulo medidas mais eficientes e reclamam da demora para a retirada da água das ruas. De acordo com Euclides Mendes, líder comunitário, a administração afirmou que poderia ser declarado estado de calamidade para colocar mais bombas na região, mas que após a conversa nada foi feito. "Quando vemos o Estado e a Prefeitura com uma solução, mas sem cumprir, o desespero aumenta muito mais."
Os moradores acreditam que estão excluídos dos planos elaborados pela prefeitura para quem foi afetado pelas enchentes, que inclui saque do fundo de garantia e isenção do IPTU. A subprefeitura da região afirmou para a Record TV que os proprietarios de imóveis afetados podem solicitar a isenção dos impostos, e explicou que realiza serviços para melhoraria do bairro.
A Sabesp informou que os moradores que tiveram aumento do consumo de água para a limpeza das casas podem pedir descontos no período de 11 de março a 11 de abril.
O departamento de águas e esgotos afirmou que as melhorias no bairro são prioridade dessa gestão e que as reformas estão previstas para o final do ano.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Leonardo Martins