São Paulo Moradores pedem paralisação de obras do Metrô em SP após descoberta de sítio arqueológico

Moradores pedem paralisação de obras do Metrô em SP após descoberta de sítio arqueológico

Eles criaram o manifesto com o objetivo de interromper as obras e nomear estação na Bela Vista como 'Saracura/Vai-Vai' 

  • São Paulo | Nayara Paiva, da Agência Record

Obra é  localizada na região da avenida Nove de Julho, na Bela Vista

Obra é localizada na região da avenida Nove de Julho, na Bela Vista

Divulgação/ LinhaUni

Um grupo de moradores do bairro do Bixiga, no centro de São Paulo, pede a paralisação das obras da futura estação 14-Bis, da Linha 6-Laranja do Metrô, após encontro de um sítio arqueológico.

A obra, localizada na avenida 9 de Julho, no cruzamento com a rua Doutor Lourenço, na Bela Vista, é uma das 15 estações construídas e administradas pela concessionária LinhaUni.

Durante as primeiras sondagens, a empresa localizou a propriedade histórica com peças do fim do século 19. Diante disso, o local foi cadastrado no Iphan (Instituto Histórico e Artístico Nacional).

Mesmo assim, as obras continuam sendo realizadas e preocupam os moradores, que pretendem preservar o "Sítio Arqueológico Saracura" — nomeado em homenagem ao antigo povo quilombola que morava na região.

Moradores e profissionais se organizaram e escreveram o Manifesto Saracura/Vai-Vai, que visa lutar pela paralisação das obras até que uma solução evite a destruição do local. O grupo fez a solicitação ao Judiciário, Ministério Público, Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e aos órgãos de preservação e proteção.

Além disso, o manifesto pede a troca do nome de estação "14 Bis" para "Saracura/Vai-Vai", para representar a população que morava no bairro antes de migrar para outras zonas da cidade.

O outro lado

Em nota, a Linha Uni informou que, por meio da contratação de uma empresa especialista em arqueologia e com autorização do Iphan, "a empresa trabalha na caracterização da descoberta de um sítio arqueológico, ocorrida em abril, na área da futura estação 14 Bis da Linha 6-Laranja do Metrô, com o objetivo de colaborar com a preservação da herança cultural do país".

Os vestígios estão a aproximadamente três metros de profundidade e serão retirados, por meio de uma escavação arqueológica, para pesquisa e análise dos materiais após a execução das paredes de contenção do local como medida de segurança.

Segundo a Linha Uni, "o local onde os vestígios foram encontrados está preservado, não havendo a necessidade de interrupção das obras na futura estação".

*Estagiária, sob supervisão de Letícia Dauer

Últimas