Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre Dalmo Dallari, um dos mais importantes juristas brasileiros, aos 90 anos

Professor emérito da Faculdade de Direito da USP, ele teve papel de destaque na defesa dos Direitos Humanos e da democracia

São Paulo|Do R7

Dalmo Dallari era professor catedrático da UNESCO
Dalmo Dallari era professor catedrático da UNESCO Dalmo Dallari era professor catedrático da UNESCO

Um dos mais importantes e renomados juristas brasileiros, Dalmo de Abreu Dallari morreu hoje (8), aos 90 anos, em São Paulo. A família informou, por meio de nota, que o falecimento ocorreu em função de uma insuficiência respiratória.

Leia também

Dallari era professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e professor catedrático da UNESCO na cadeira Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância.

Ele deixou esposa, 7 filhos, 13 netos e 2 bisnetos, além alunos e seguidores para quem lecionou durantes os mais de 60 anos de magistério e ma promoção dos direitos humanos. O velório deverá ocorrer no Largo São Francisco, 95, em horário não divulgado.

O Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes publicou uma nota no Twitter lamentando o falecimento do jurista: "A Democracia e os Direitos Fundamentais perderam hoje um de seus maiores defensores. Com inteligência, coragem e sabedoria, Dalmo Dallari foi um exemplo para gerações de professores e estudantes. Tive a honra de ser seu aluno e orientando na USP. Meus sentimentos à sua família".

Publicidade

Biografia

Dalmo Dallari nasceu em Serra Negra, interior de São Paulo, em 1931. Formou-se em direito pela USP em 1957, onde virou professor, em 1964.

Atuante na defesa dos Direitos Humanos e na luta contra a ditadura militar, publicou diversas obras sobre o papel do Estado e ajudou a organizar a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. A instituição ajudou diversos perseguidos políticos e oposicionistas do regime.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.