MP instaura inquérito para apurar abertura de cratera no Metrô
Promotoria acionou concessionária responsável por obra e pede relatório em 10 dias. Órgãos públicos também são alvo de questões
São Paulo|Do R7
O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil nesta terça-feira (1º) para apurar causas e responsabilidades em relação ao desabamento ocorrido em uma obra do Metrô na marginal Tietê, zona norte de São Paulo, que abriu uma cratera e interditou parte da pista.
Não houve feridos. Funcionários que tiveram contato com a água suja que jorrou no local, que seria de uma rede de esgoto afetada pela obra, foram socorridos pelos bombeiros.
Leia também
A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo fez determinações para diferentes envolvidos na obra. A Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), responsável pela obra, deverá encaminhar um relatório preliminar sobre o acidente, com indicação de todas as medidas adotadas em relação ao local, vizinhos e outros possíveis envolvidos.
Também são alvo de perguntas órgãos como a Sabesp, Defesa Civil e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O inquérito é assinado pelos promotores Marcus Vinicius Monteiro dos Santos, Camila Mansour Magalhães da Silveira e Arthur Antonio Tavares Moreira Barbosa.
A Linha Uni e a Acciona, responsáveis pelas obras da Linha 6-Laranja de metrô, divulgaram nota afirmando que o incidente não está diretamente relacionado às obras da Linha 6-Laranja. Veja a nota na íntegra.
1- Com as informações disponíveis neste momento, o incidente ocorrido esta manhã na Marginal Tietê não está relacionado diretamente ao desenvolvimento das obras da Linha 6-Laranja. Trata-se de um rompimento de um interceptor de esgoto.
2 - O incidente não ocasionou nenhuma vítima. Todos os profissionais que estavam no local foram retirados com segurança. A empresa está prestando todo o suporte necessário à equipe e à comunidade.
3 - A Defesa Civil esteve no local e, até o momento, não houve recomendação de evacuação na vizinhança.
4 - Os trabalhos de contenção para recuperação da pista local da Marginal Tietê já foram iniciados com toda a urgência necessária.
5 - A equipe técnica segue reunida para definir as melhores soluções de engenharia para dar continuidade nas ações de mitigação dos danos e retomar as obras.