Logo R7.com
Logo do PlayPlus

MP investiga causas de enchentes em Osasco (SP) após morte de jovem levado por enxurrada

Promotor de Justiça quer saber se há irregularidades no sistema de captação e escoamento de água das chuvas na cidade

São Paulo|Agência Brasil

Chuva causa alagamento em Osasco, na Grande São Paulo
Chuva causa alagamento em Osasco, na Grande São Paulo

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) vai apurar, por meio de inquérito civil, as causas da enchente no bairro Quitaúna, em Osasco, na Grande São Paulo. Na terça-feira (7), a cidade registrou grandes volumes de chuva, e especificamente neste bairro foram 89.6 milímetros, de acordo com a prefeitura.

Na mesma região, um jovem morreu ao ser arrastado pela força das águas próximo a um córrego. O corpo foi encontrado na manhã de quarta-feira (8). Fabrício Vieira tinha 24 anos e trabalhava na área de manutenção da Viação Osasco. Ele estava indo para a estação de trem a caminho do trabalho.

O promotor de Justiça de Habitação, Gustavo Albano Dias da Silva, quer investigar irregularidades no sistema de captação e escoamento de água das chuvas e na rede de esgoto, que causam inundações na região.

Inundações

O MPSP aponta que os moradores dessa região “vêm sofrendo há anos com inundações na mencionada região, perdendo móveis, veículos e benfeitorias, sem que a municipalidade tenha tomado qualquer medida a respeito”, diz o texto da abertura do inquérito.


Leia também

O município será notificado e terá 30 dias para apresentar defesa. Além disso, a prefeitura terá o mesmo prazo para fazer vistoria no local e informar quais medidas foram tomadas e ainda quais são necessárias para resolver o problema.

A resposta, se for o caso, deverá incluir cronograma de realização das eventuais obras para regularizar a captação e o escoamento. Uma Ação Civil Pública poderá ser ajuizada, caso a questão não seja resolvida.


O que diz a prefeitura

A prefeitura municipal informou, em nota, que ainda não foi notificada sobre o assunto. Disse ainda que "já realiza estudos naquela área para evitar enchentes e alagamentos".

Na manhã desta quinta-feira (9), segundo a prefeitura, técnicos estiveram no local para fazer uma vistoria e iniciar estudos que possam reduzir o impacto das chuvas e evitar enchentes.


Pelas redes sociais, o prefeito Rogério Lins disse que destinou R$ 70 milhões para obras, além de plano de auxílio às vítimas de alagamentos com a liberação de até 11 salários mínimos. O governo reforça que, na última terça-feira (7) "choveu em Osasco, durante três horas, o equivalente ao acumulado para 10 dias".

Chuva intensa deixa rastros de destruição e tragédia em SP desde o início do ano; veja imagens

" gallery_id="63c58deecd77c0d3f4001266" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/sao-paulo/mp-investiga-causas-de-enchentes-em-osasco-sp-apos-morte-de-jovem-levado-por-enxurrada-09022023"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.