MPF abre procedimento para apurar medidas em apoio a vítimas de deslizamentos no litoral de SP
Segundo o último balanço divulgado pelo governo estadual, há 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados
São Paulo|Do R7
O MPF (Ministério Público Federal) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as medidas que têm sido tomadas pela União e pelo município de São Sebastião para atender as vítimas dos deslizamentos de terra ocorridos no litoral norte de São Paulo, no último final de semana.
Segundo o último balanço divulgado pelo governo estadual, há 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados. Até o momento, 57 óbitos foram confirmados, sendo 56 em São Sebastião e um em Ubatuba.
O objetivo do MPF é apurar quais providências estão sendo adotadas para garantir o direito à moradia das vítimas e das famílias que ainda estejam em área de risco.
No final de semana, choveu 682 milímetros, o maior acumulado de chuva na história do país, deixando São Sebastião em estado de calamidade pública.
No documento, o ministério destaca a necessidade de que o município adote rápidas e efetivas medidas não apenas de auxílio material às vítimas, com a construção de novas moradias para as famílias em situação de vulnerabilidade e risco, mas também de apoio psicológico aos atingidos.