Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Museu do Ipiranga expõe peças em três estações do Metrô de SP

A exposição pode ser vistas nas estações Sé, Luz e República e faz parte da preparação para a reinaguração do Museu do Ipiranga, em setembro  

São Paulo|Do R7

A exposição apresenta imagens históricas do museu, passando por sua construção no século 19
A exposição apresenta imagens históricas do museu, passando por sua construção no século 19

Milhares de pessoas que passam por três estações centrais do Metrô em São Paulo todos os dias terão a chance de apreciar as exposições do Museu Paulista da USP, também conhecido como Museu do Ipiranga, que foram inauguradas na sexta-feira (20) na Sé, Luz e República. Os eventos culturais servem como aperitivo para a comemoração do bicentenário da Independência, festejado no dia 7 de setembro.

"Estar no metrô - em locais de fluxos tão intensos de pessoas - é uma grande oportunidade de nos aproximarmos do público com nosso acervo e pesquisas. Com essas exposições no metrô, o visitante já vai poder se preparar para o que virá em setembro, quando o novo Museu do Ipiranga trará uma quantidade inédita de acervos e recursos de multimídia", explicou Solange Ferraz de Lima, curadora e presidente da Comissão Cultura e Extensão do Museu do Ipiranga.

Na Estação República, da Linha 3 - Vermelha, haverá a exposição "A Independência do Brasil na tela: imaginando o grito do Ipiranga. Ela trará uma reprodução de 3 m x 1,70 m do famoso quadro "Independência ou Morte", pintado por Pedro Américo em 1888. A obra original tem 7,60 m x 4,15 m e é um óleo sobre tela muito famoso. Desde 2017 o quadro passa por uma minuciosa restauração para poder ser apreciado novamente pelo público na reabertura do museu. Enquanto isso, as pessoas poderão ver a reprodução no Metrô.

Leia também

Pertinho dali, na estação Sé, na Linha 3 - Vermelha, o público terá acesso à exposição Novo Museu do Ipiranga, que conta detalhes do projeto e descreve seus novos espaços. Na reforma, o local teve sua área construída duplicada, o que permite receber 12 exposições em 49 salas. Também vai receber mirante, loja, espaço para café e auditório para 200 pessoas.


A exposição apresenta imagens históricas do museu, passando por sua construção no final do século 19, cita detalhes da arquitetura e explica o longo trabalho de restauração pelo qual o edifício está passando. Cerca de 70% das obras estão concluídas e o local será reaberto no dia 7 de setembro, na comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.

"Estamos ampliando, atualizando e modernizando este museu que, sem dúvida nenhuma, será um dos mais visitados do Brasil a partir de setembro. A reforma foi uma iniciativa dos paulistas e de São Paulo. Não só do Governo do Estado, mas da sociedade e da iniciativa privada que entenderam a importância da reabertura, principalmente para celebrarmos o bicentenário da Independência" disse Rodrigo Garcia (PSDB), governador do Estado.


O museu terá duas amplas entradas, bilheteria e será acessível a todas as pessoas, com elevadores e escadas rolantes. Um dos espaços mais charmosos é o jardim francês, que está passando por um novo paisagismo e terá sua fonte central reativada. Ele ainda terá restaurante e espaço para food bikes.

E a última exposição, na estação da Luz, da Linha 1 - Azul do metrô, será sobre São Paulo - Território em Construção. Ela vai abordar as paisagens da metrópole desde o fim do século 19 até os dias de hoje. Serão usadas imagens de dois importantes nomes da fotografia brasileira: Militão Augusto de Azevedo, que tem registros do século 19, e Werner Haberkorn, que tratou da urbanização das décadas de 1940-50.

As três exposições do Museu do Ipiranga são gratuitas e integram a programação da Linha da Cultura do Metrô. Eles ficarão em cartaz até o dia 19 de junho e as visitas podem ser realizadas dentro do horário de funcionamento das estações, ou seja, das 4h40 até meia-noite todos os dias.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.