Golpe contra mutuários da CDHU usa escritórios de advocacia para oferecer falsos descontos
Gilberto Marques/Governo de SPA CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) alerta para um novo golpe praticado por estelionatários que usam o nome de escritórios de advocacia não credenciados pela companhia. Nas cartas enviadas para a casa dos mutuários, eles oferecem falsas propostas com descontos para regularização da dívida.
As cartas são emitidas, principalmente, em nome do escritório Silva e Nunes e, em menor escala, do JC Prime. A orientação da CDHU é desconsiderar a carta e denunciar o recebimento pelo site, no ícone Ouvidoria/Denúncias ou pelo 0800 000 2348.
A orientação é também registrar um boletim de ocorrência na delegacia por estelionato ou tentativa de estelionato.
Os escritórios de advocacia credenciados pela CDHU estão elencados no link: www.cdhu.sp.gov.br/web/guest/servicos-mutuario/escritorios-juridicos
Alerta
Outro golpe aplicado é por mensagens de WhatsApp com falsas negociações financeiras. A CDHU não negocia nem envia boletos pelo aplicativo, não solicita qualquer tipo de depósito, transferência bancária ou PIX para pagamento de boletos ou quitação de débitos.
Os boletos são emitidos apenas pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e os códigos de barra começam com 104 ou 001.
Outra orientação é conferir o nome do titular e o endereço do imóvel impressos no boleto. A empresa não usa e-mail público. Para consultas presenciais, o cidadão pode procurar um dos postos do Poupatempo.
A CDHU informou também que "está tomando todas as providencias necessárias para coibir a ação de golpistas. As famílias contatadas estão sendo orientadas a registrar boletim de ocorrência, independentemente de terem efetuado ou não pagamentos e encaminhar os boletos recebidos, print de conversas e o BO para o email: fraudesdeboletos@cdhu.sp.gov.br".