Novo suspende vereadoras de SP que brigaram na Câmara Municipal
Partido afirma que não corrobora com nenhum ato de violência e que outras providências ainda podem ser adotadas
São Paulo|Do R7
A Comissão de Ética Partidária do Novo decidiu nesta quinta-feira (11) suspender liminarmente a filiação das vereadoras Janaína Lima e Cris Monteiro, que brigaram na noite desta quarta-feira (10) durante uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo para votar a reforma da Previdência municipal.
"A decisão será prontamente comunicada à Câmara Municipal. O partido não corrobora nenhum ato de violência. Outras providências poderão ser adotadas após o esclarecimento dos fatos, dentro das instâncias partidárias adequadas", completou o Novo, por meio de sua assessoria de imprensa.
Ao R7, a vereadora Cris Monteiro afirmou que "é importante que o partido tenha condições em apurar os fatos ocorridos com máxima lisura”. A assessoria de Janaína Lima disse que a vereadora está tranquila, acata a decisão partidária e confia na instituição para "o melhor julgamento dos fatos".
A briga ocorreu no banheiro da Câmara. Segundo Cris Monteiro, a discussão surgiu depois que Janaína, líder do Novo na Câmara, não lhe garantiu tempo de fala sobre a reforma da Previdência. No banheiro da Casa, ela diz ter sido jogada no chão e agredida por Janaína, que ainda teria tirado sua peruca para pisar no objeto.
Já a vereadora Janaína Lima se defende dizendo que foi perseguida pela colega até o banheiro, onde teria agido em legítima defesa. "Você me perseguiu até o banheiro e continuou a me agredir. A sua peruca caiu por conta de suas próprias agressões e foi pisoteada por você mesma", afirmou nas redes sociais.
Vídeos mostram as duas discutindo no momento em que saem do plenário da Câmara. Nas imagens, a vereadora Cris Monteiro interpela a colega, que anda para fora do auditório enquanto é seguida por Cris.
Outros vídeos ainda registram as duas saindo do banheiro, acompanhadas pela GCM (Guarda Civil Municipal), e Janaína Lima discursando no plenário, enquanto Cris Monteiro passa por trás da vereadora.
As colegas também discutiram nas redes sociais sobre a agressão e divulgaram mais imagens sobre o caso.