Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Nunes assume 2º mandato como prefeito de SP: ‘Compromisso é cuidar das pessoas’

Nunes foi reeleito com 59,56% dos votos válidos no segundo turno, derrotando Guilherme Boulos (PSOL)

São Paulo|Do R7

Nunes foi empossado para segundo mandato como prefeito de São Paulo
Nunes foi empossado para segundo mandato como prefeito de São Paulo Douglas Ferreira/Câmara São Paulo - 1.1.2025

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi oficialmente empossado nesta quarta-feira (1º) para mais um mandato à frente da Prefeitura de São Paulo. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo, onde também tomaram posse o vice-prefeito, coronel Ricardo Augusto de Mello Araújo (PL), e os 55 vereadores eleitos nas últimas eleições municipais.

Nunes foi reeleito para o cargo com 59,56% dos votos válidos no segundo turno, derrotando Guilherme Boulos (PSOL), que obteve 40,44%.

LEIA TAMBÉM

Em discurso na cerimônia de posse, Nunes afirmou que o compromisso dele é “cuidar das pessoas”. Ele também disse que quer ser o “servidor número um da cidade de São Paulo”. Além disso, destacou que “São Paulo é maior que todos” e que “a ideologia não pode fazer parte do dia a dia”.

“Há exatamente quatro anos se ouviu: não há tempo para personalismos e arrogâncias. São Paulo é maior e mais importante. Ninguém poderia imaginar que Bruno Covas nos deixaria, apenas quatro meses e meio após subir aqui. Assumir a prefeitura naquelas circunstâncias foi um momento de dor e, ao mesmo tempo, de enorme responsabilidade de cuidar de pessoas”, disse.


“Quero agradecer ao povo de São Paulo. Passa um filme na minha cabeça quando assumi São Paulo, pandemia, dias de cabeça para baixo. Passamos o pior, e São Paulo não se entregou, voltou com toda força. São Paulo é maior do que todos nós. Precisamos ser otimistas, pois as dificuldades que passamos mostram que superamos desafios. Os próximos serão os melhores quatro anos da história da cidade de São Paulo. Meu compromisso é cuidar das pessoas”, completou.

Nunes destacou que “nada pode interferir quando o que está em jogo é o bem-estar da população, e quero dialogar com todos”. “Quero ser o servidor número um da cidade de São Paulo. Ser o primeiro a chegar e o último a sair. Continuarei agindo com diálogo. O Brasil precisa ser pacificado.”


Trajetória do prefeito

Aos 56 anos, Ricardo Nunes tem uma longa trajetória política. Filiado ao MDB desde os 18 anos, iniciou sua carreira como vereador de São Paulo, cargo que ocupou por dois mandatos. Em 2021, assumiu a prefeitura após a morte de Bruno Covas (PSDB), de quem era vice. Empresário, Nunes também é conhecido por sua atuação em associações empresariais, como a Aeseul e a Adesp.

Durante a campanha, o prefeito enfrentou críticas e polêmicas, como as investigações envolvendo a suposta “máfia das creches” e acusações de violência doméstica registradas em 2011. Ele negou todas as acusações.


A coligação que elegeu Ricardo Nunes foi composta por 11 partidos, incluindo MDB, PL, PSD e Republicanos, garantindo-lhe o maior tempo de TV no primeiro turno.

Mello Araújo

Ricardo Augusto de Mello Araújo, vice-prefeito de São Paulo, foi indicado à chapa de Ricardo Nunes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Coronel aposentado da Polícia Militar, Mello Araújo, de 53 anos, construiu sua carreira na segurança pública, seguindo os passos de uma família com tradição militar, representando a terceira geração a atuar no setor.

Ao longo de sua trajetória, destacou-se como comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). Em 2020, foi convidado por Bolsonaro para presidir a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), cargo que ocupou até ser escolhido como vice na chapa que venceu as eleições municipais deste ano.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.